A pandemia de coronavírus acelerou a digitalização da economia, em especial diversas empresas que, até então, não tinham ampliado sua atuação para o mundo virtual. Ou seja, de maneira repentina, viram-se obrigadas a criar novas formas para continuarem próximas aos seus clientes e o desenvolvimento de uma loja virtual foi uma ação natural. Porém, muitas organizações fizeram essa criação da loja virtual de maneira não integrada com a sua loja física, o que tem gerado diversas consequências para os negócios. E para entender a importância de integrar a loja física com a loja virtual, assim como os seus impactos, é que vamos discutir isso no post de hoje. Vamos lá?

Omnichannel: o caminho natural do varejo

O conceito de omnichannel tem sido muito difundido nos últimos anos. Sua origem está relacionada com a mudança do comportamento do consumidor, que está mais bem informado e exigente. E para atender esse novo consumidor é necessário criar de uma conexão entre os diferentes canais de uma empresa.

Ou seja, omnichannel é uma estratégia de uso simultâneo entre os diversos canais, objetivando uma maior integração entre o online e offline e oferecendo uma melhor experiência para o cliente.

Assim, em termos prático, isso significa uma maior integração entre a loja física e a loja virtual.  

Loja física e loja virtual: a importância da integração

Como foi visto, o consumidor está mais exigente. Logo, ele quer experimentar a loja virtual e a loja física dentro de uma experiência única. Por exemplo, o consumidor quer flexibilidade de comprar na loja virtual e poder optar por retirar o produto na loja física. Isso acontece porque ele vê a empresa como uma marca única e não quer saber se, em termos operacionais, há ou não uma divisão. Ele quer a satisfação durante toda a sua jornada de compra.

Mas, para isso, é necessário que a organização tenha uma integração entre a loja física e a loja virtual.

E como fazer a integração da loja física com a loja virtual?

Quando pensamos em integração entre a loja física e loja online é necessário levar em consideração diversos aspectos. Porém, o principal ponto inicial é o aspecto tecnológico, pois a partir dele as mais diversas áreas também serão integradas, como estoque, financeiro, dentre outros.

Assim, adotar um sistema de ERP (Enterprise Resource Planning) será fundamental para gerar essa integração entre a loja física e a loja virtual.

O ERP é uma sigla em inglês e, em uma tradução direta, significa o Planejamento dos Recursos da Empresa. Desta forma, o sistema é um banco de dados em que todas as informações relativas aos processos gerenciais, financeiros, produtivos e logísticos são inseridas e integradas, sejam elas online ou offline. Através do ERP há uma maior integração e coordenação entre os diferentes departamentos e funções de uma organização e, desta forma, há uma maior otimização dos processos da loja física e da loja virtual.

Assim, agora que você já sabe sobre a importância de integrar a loja física com a loja online é o momento de encontrar parceiros com expertise em ERP e em gestão de processos online e offline. Fale agora com um dos nossos especialistas e receba uma consultoria totalmente gratuita para o seu negócio sobre como tornar os processos ainda mais eficientes. E é isso que a Ubiqui faz: cria soluções estratégicas para agregar valor à sua organização, além de uma maior integração entre a loja física e a loja virtual. Quer saber mais? Entre em contato conosco.