Com a pandemia do coronavírus, diversas organizações tiveram que implementar o trabalho remoto sem um planejamento e, de maneira inesperada, viu seus colaboradores dispersos territorialmente. Além de todos os desafios oriundos desta situação atípica, há também os obstáculos pragmáticos e, um deles, é a questão do compartilhamento de senhas dentro de uma organização. Para entender como fazer isso de maneira estruturada e segura, o tema do post de hoje é como realizar o compartilhamento de senhas de forma segura. Vamos lá?

A gestão da segurança da informação e o compartilhamento de senhas

Ter um usuário e senha individuais é uma garantia que o colaborador terá um acesso seguro dentro do ambiente digital da organização e sistemas operacionais. Porém, seja por necessidade, ou por cultura organizacional, o compartilhamento de senhas é bem comum dentro das organizações, principalmente as brasileiras.

Porém, seja pela implementação daLei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) ou pela necessidade de criar rotinas mais seguras para a própria organização, é necessário implementar maneiras de realizar o compartilhamento de senhas de forma segura.

Se esta forma segura não for criada e aprovada pela área da Tecnologia & Informação (TI), certamente as pessoas irão fazer da forma mais simples, que são métodos inseguros e podem colocar toda a organização em risco.

Para entender o impacto disso, no início de 2017 foi publicada, acidentalmente, a planilha do Google Drive com todas as senhas das redes sociais do Planalto. Ou seja, em um post pelo Twitter, foi publicado erroneamente o link para o arquivo. É fácil imaginar o impacto disso, não é mesmo?

Se até a esfera federal do governo comete esse deslize, imagine as organizações? Por isso, é necessário criar formas seguras para o compartilhamento de senhas.

Compartilhamento de senhas: mantendo a segurança

Para que a questão da senha não se torne um gargalo e os trabalhos possam continuar ocorrendo de maneira eficiente, mesmo em um formato remoto, trouxemos aqui 2 (duas) dicas de ferramentas que facilitam o compartilhamento de senhas de maneira adequada.

LastPass

Esse gerenciador de senhas permite, de maneira simples e segura, que as equipes compartilhem logins e senhas. Dentre as principais funcionalidades do LastPass, têm-se:

  • Compartilhamento com indivíduos ou, até mesmo, grupos: esse recurso oferece flexibilidade e escalabilidade para as mais diferentes equipes de todos os tipos. Desta forma, os usuários podem compartilhar login e senhas individualmente ou com um grupo de colaboradores.
  • Ocultação de senhas ou colocá-las visíveis: senhas compartilhadas podem ficar ocultas para que um determinado colaborador não possa vê-la ou editá-la.
  • Geração de senhas aleatórias para contas compartilhadas: esse é um recurso bem interessante,que nada mais é do que um gerador interno de senhas, possibilitando a criação de senhas longas e aleatórias para cada login da conta.
  • Controle de senhas compartilhadas com políticas: a TI da organização pode criar algumas políticas e determinações para aumentar ainda mais a segurança das senhas compartilhadas.

Dashlane

O Dashlane é compatível com várias plataformas, como Windows, Android, IOS, além de usar alta tecnologia em criptografia.

Além disso, sua interface é bem simples e intuitiva, facilitando o seu uso. A grande promessa desta plataforma é ser uma solução fácil e segura para gerenciar as senhas evitando, assim, violações. E como faz isso? Basicamente, através do preenchimento automático sempre que é necessário inserir uma senha. O gerenciador também permite compartilhar os acessos com os colegas de trabalho sem precisar divulgar a senha.

Como começar o compartilhamento de senhas de forma segura na minha empresa?

Para que a questão da senha não se torne um gargalo para as atividades da sua empresa, é importante ter parceiros com expertise em segurança digital. Agora que você já sabe como realizar o compartilhamento de senhas de forma segura, fale com quem entende.Nós, da Ubiqui, criamos soluções estratégicas e criativas para manter sua organização segura e eficiente, seja ela pequena ou grande. Quer saber mais? Entre em contato conosco.