Muitas empresas têm utilizado a cloud computing para uma maior segurança das informações, assim como para uma maior integração das equipes e dos dados. Porém, para entender todas as vantagens e desvantagens desta tecnologia, trouxemos como tema do post de hoje: mitos e verdades. Vamos lá?

O que é cloud computing?

Cloud computing nada mais é do que a computação na nuvem. Mas o que é isso? Essa tecnologia usa a conectividade e a Internet para hospedar os dados, sejam eles programas, informações, dentre outros. Como os dados estão na nuvem, é possível que qualquer usuário (que detenha a permissão) faça o acesso através dos mais diversos dispositivos com conexão à internet, como smartphone, notebook, tablet, dentre outros.

Além disso, há 3 (três) serviços principais: IaaS, PaaS e SaaS. Se quiser saber as características de cada um deles, assim como as suas diferenças, temos um post aqui bem interessante.

Principais vantagens da cloud computing

A cloud computing traz diversas vantagens, tanto para usuários pessoais, assim como para as organizações. Dentre as vantagens para as empresas, têm-se:

  • Economicidade: a computação em nuvem traz redução de custos, pois reduz os gastos com compras de hardware e software, por exemplo, além dos dados ficarem armazenados online.
  • Centralização: as informações ficam centralizadas em um único ambiente online.
  • Flexibilidade: a cloud computing é flexível e se adapta à necessidade de cada empresa, precisando de mais ou menos espaços para o armazenamento. Ou seja, possui escalabilidade.
  • Conectividade: com a intensificação do trabalho remoto, permite que os diversos times acessem as informações, em tempo real, e com atualização constante.

Mitos e verdades sobre a cloud computing

Trouxemos aqui 3 (três) mitos comuns quando ao assunto é a computação em nuvem. Quer saber quais são?

Mito 1: Cloud computing é apenas para grandes empresas!

É um erro acreditar que a cloud computing exige grandes investimentos, ou seja, que é uma modalidade apenas compatível com grandes empresas.

Verdade: A tecnologia é escalável, ou seja, ela é flexível de acordo com a necessidade do negócio. Assim, os pequenos negócios só vão pagar por aquilo que eles usarem

Mito 2: Essa tecnologia é muito complexa!

Outro equívoco. A tecnologia de cloud computing, a cada dia, torna-se mais simples e mais fácil de ser utilizada, além de ser flexível para criar e oferecer soluções já configuradas e customizadas para determinadas atividades.

Verdade: A tecnologia é acessível e não necessita de treinamentos específicos.

Mito 3: Algum hacker pode invadir as informações da minha empresa!

Mito! A tecnologia é extremamente segura e essa segurança é gerenciada pela empresa que fornece o serviço de nuvem. Pelo fato de a empresa ser especializada nesta tecnologia, consegue oferecer soluções avançadas em relação à segurança dos dados e informações, inclusive de dados críticos.

Verdade: Cloud computing é uma tecnologia extremamente segura, tanto para as empresas quanto para os usuários.

Como posso começar a usar a tecnologia ?

Agora que você entendeu sobre cloud computing: mitos e verdades e esclarecemos as principais inverdades sobre o tema, que tal saber mais informações para adquirir este serviço? Fale agora mesmo com um dos nossos especialistas e receba uma consultoria totalmente gratuita para a sua organização. Somos uma empresa especializada em negócios digitais escaláveis. E é isso que a Ubiqui faz: cria soluções estratégicas para agregar valor à sua organização, seja ela pequena ou grande. Quer saber mais? Entre em contato conosco.