O WhatsApp trouxe uma mudança profunda em relação a nossa comunicação pessoal. Porém, essa revolução ultrapassou os limites da pessoa física e tem transformado, também, a forma de fazer negócio. Por isso, no post de hoje vamos entender qual é a importância do WhatsApp Business para o negócio. Vamos lá?

O que é o WhatsApp Business?

O WhatsApp Business é a versão comercial, ou seja, é o aplicativo para as empresas do WhatsApp comum. Esta versão comercial tem como objetivo ser uma ferramenta de comunicação entre as empresas e os clientes e os potenciais clientes. Por ser um instrumento voltado para os pequenos negócios, ele traz diversas funcionalidades para potencializar os resultados.

WhatsApp e WhatsApp Business: principais diferenças

Muitas pessoas acreditam, erroneamente, que os dois aplicativos são praticamente idênticos. Não caia neste erro! Uma coisa em comum entre ambos é a gratuidade. Porém, o WhatsApp Business traz diversas utilidades para facilitar a forma de comunicação de uma empresa com os seus clientes.

De maneira geral, as principais diferenças entre o WhatsApp e o WhatsApp Business são:

  • Perfil comercial: o aplicativo permite que as empresas tenham um perfil com informações muito relevantes, tais como descrição sobre a empresa, e-mail, site, dentre outras.
  • Etiquetas: uma funcionalidade exclusiva do WhatsApp Business é que permite categorizar os contatos através de etiquetas distintas.
  • Estatísticas: disponibilização de alguns dados quantitativos sobre o uso do aplicativo como, por exemplo, quantas mensagens foram enviadas, entregues e lidas.

Principais funcionalidades do WhatsApp Business

Além destas diferenças apontadas anteriormente, o WhatsApp Business apresenta funcionalidades que, se utilizadas de maneira estratégica, pode potencializar os negócios de uma empresa.

Automatização

Essa é uma das funcionalidades que pode ajudar muito as empresas. A versão do WhatsApp Business permite que haja a automatização de mensagens como, por exemplo:

  • Mensagem de saudação: é a mensagem de saudação, ou seja, as boas-vindas para o contato. É possível colocar informações relevantes como, por exemplo, o Instagram da empresa, horários de funcionamento, dentre outras.
  • Mensagem de ausência: é a mensagem automática que será a resposta para contatos enviados fora do horário comercial.
  • Algumas respostas: é possível salvar algumas respostas e associá-las a atalhos (/comando). Assim, na conversa, sempre que for digitado pela empresa o “/comando” a respectiva mensagem automática será enviada. Com isso, a organização ganha muito tempo na interação.

Catálogo de Produtos

Essa funcionalidade é ainda pouco utilizada. Porém, ela é muito interessante, principalmente para os pequenos negócios, pois traz uma maior organização e economia de tempo. Através do Catálogo de Produtos é possível exibir e compartilhar os produtos e serviços diretamente do perfil comercial. Assim, consegue-se cadastrar itens, separadamente, com as seguintes informações:

  • Fotos;
  • Preço;
  • Descrição;
  • Link.

WhatsApp Business: como utilizar no meu negócio

Agora que você já sabe qual é a importância do WhatsApp Business para o negócio e para um atendimento diferenciado, que tal começar agora mesmo? Basta baixar a versão para smartphone e/ou desktop.

Porém, a utilização desta ferramenta precisa estar dentro de uma estratégia estruturada de Marketing Digital e Inbound Marketing. Quer saber mais sobre estratégias online? Fale agora com um dos nossos especialistas e receba uma consultoria totalmente gratuita para a sua organização. Somos uma empresa especializada em negócios digitais. E é isso que a Ubiqui faz: cria soluções criativas e estratégicas para agregar valor à sua organização. Quer saber mais? Entre em contato agora conosco.