As empresas têm percebido que é necessário adotar novas práticas de marketing para conquistar e fidelizar os clientes do século XXI. Ou seja, elas estão migrando de um Marketing Tradicional para o Inbound Marketing, que também é chamado de Marketing de Atração e tem 3 bases principais: Marketing de Conteúdo, SEO (Search Engine Optimization) e Redes Sociais. Além disso, utiliza a jornada de compra do cliente como forma de compreender como os potenciais consumidores se comportam desde o primeiro contato com a organização até a efetivação da compra. Por isso, no post de hoje vamos entender a jornada de compra do cliente, o que é e a sua importância para os negócios. Vamos lá?

O que é jornada de compra do cliente?

Com a revolução digital nas mais diferentes esferas, o próprio consumidor mudou de comportamento. Antes, o consumidor tinha uma postura mais passiva diante dos produtos, serviços e empresas. Assim, na era digital, o consumidor tornou-me mais ativo e exigente. Desta forma, a jornada de compra do cliente é o caminho percorrido por ele e que é composto por etapas distintas.

Quando a empresa consegue identificar a jornada de compra do cliente e entender em qual dos momentos ele se encontra, será mais fácil criar estímulos e gatilhos mais assertivos para a conversão da venda.

Assim, a jornada de compra do cliente é o processo que o consumidor passa até a fase de compra do produto ou serviço.

Principais etapas da jornada de compra

Diferentes autores apresentam fases com nomes distintos para a jornada de compra. Porém, de maneira geral, podemos dividi-la em 4 (quatro) etapas:

Aprendizado e descoberta

Esta é a primeira fase da jornada de compra do cliente. É a fase caracterizada pelo primeiro contato do cliente com a respectiva empresa. Nesta fase, há mais curiosidade do que uma real necessidade de solução. Para o aprendizado e descoberta, sugere-se conteúdo relevantes que chamem a sua atenção.

Reconhecimento do problema

O reconhecimento do problema é a segunda fase da jornada de compra do cliente. Aqui, o consumidor já procurou mais informações e, por isso, percebeu que tem um determinado problema a ser resolvido. Assim, ele está em busca de uma solução para o seu problema.

Consideração da solução

Nesta terceira fase, o cliente já sabe algumas possíveis soluções para o seu problema e começa a fazer análises, avaliações e comparações. Este é o momento ideal para você mostrar que sua empresa é a mais qualificada e assertiva para a resolução do problema em questão.

Decisão de compra

Esta é a última fase e, certamente, a mais aguardada pela empresa. É nesta fase da jornada de compra em que o consumidor vai efetivar a compra e, de preferência, com sua empresa.

Jornada de compra do cliente e a geração de novos negócios

Agora que você já sabe o que é a jornada de compra do cliente, vamos entender a sua importância para a geração de novos negócios.

Quando uma empresa mapeia e compreende a jornada de compra do cliente, fica mais fácil:

  • identificar as ações mais assertivas para cada uma das fases;
  • gerenciar melhor os recursos da empresa.

Além disso, ao identificar o momento real da venda é possível adotar uma estratégia mais comercial.

Ficou evidente que entender a jornada de compra do cliente, o que é e a sua importância para os negócios certamente irá otimizar a gestão da empresa e trará impactos positivos para os resultados. Quer saber mais sobre Marketing Digital, Inbound Marketing e jornada de compra do cliente? Fale com um dos nossos especialistas e receba uma consultoria gratuita. Somos uma empresa especializada em negócios digitais. E é isso que a Ubiqui faz: cria soluções para agregar valor à sua marca. Quer saber mais? Entre em contato conosco.