Quando uma empresa decide criar e fortalecer a sua presença digital, o site acaba adquirindo uma grande relevância e começa todo o planejamento do design e conteúdo. Porém, é necessário pensar na hospedagem de site e entender o que é importante levar em consideração para não cometer erros que comprometam os resultados esperados.

Por isso, no post de hoje vamos entender o que é importante levar em consideração na hospedagem de site. Vamos lá?

Hospedagem de site: o que é?

Ter uma boa hospedagem é um dos aspectos fundamentais para que a empresa tenha um bom desempenho de ranqueamento nos motores de busca, tais como o Google. Ou seja, a hospedagem de site é uma variável importante para o SEO (Search Engine Optimization).

A hospedagem de site será responsável por “abrigar” todo o conteúdo do site para que ele seja acessado pelo público em geral, assim como pelos colaboradores da própria empresa. Em um post anterior, explicamos as diferenças técnicas de cada um deles, assim como as vantagens e desvantagens. Basicamente, há três tipos de hospedagem de site:

  • Hospedagem compartilhada;
  • Servidores Privados Virtuais (VPS);
  • Hospedagem Dedicada.

Vantagens de ter uma boa hospedagem:

O desempenho do site afeta, diretamente, a experiência do usuário, assim como seu envolvimento. Uma hospedagem de site considerada fraca ou ruim gera impactos extremamente negativos do ponto de vista do visitante e, desta forma, não contribui para a potencialização dos resultados da empresa.

Como ter uma boa hospedagem ?

Muitas pessoas desconhecem, mas ter uma boa hospedagem está relacionada com aspectos bem tangíveis que são possíveis de serem controlados e implementados, tais como:

Velocidade

A velocidade é uma das variáveis analisadas para o ranqueamento do Google, assim como afeta diretamente a experiência do usuário e a sua percepção sobre a marca e empresa. Analisar a velocidade da hospedagem de site é necessário para um bom desempenho na navegação.

Uptime

Uptime nada mais é do que o tempo de atividade que o site permanece no ar, ou seja, em leno funcionamento. Uma boa hospedagem de site oferece uma garantia de uptime extremamente alta, próxima e/ou acima de 99,9%.

Segurança na hospedagem

A segurança é outro é outro requisito importante para a otimização do site, não apenas quando se trata de e-commerce, mas para qualquer tipo de site. A segurança da hospedagem oferecida gera uma navegação com menor risco para os usuários, além de proteger os próprios dados e informações do respectivo site.

Disponibilidade do suporte

Uma boa hospedagem também é analisada pelo suporte oferecido e através de quais canais esse suporte é realizado, além dos dias e horários. Do ponto de vista da empresa contratante, ter um suporte eficiente e com disponibilidade é fundamental para a qualidade de performance do site. Se possível, verifique qual é a opinião dos outros clientes acerca do atendimento do suporte: ele é rápido? É eficaz? Há muita reclamação?

E como ter uma boa hospedagem de site?

Agora que ficou evidente que é importante levar em consideração a hospedagem de site para o sucesso de uma estratégia digital e você quer saber como potencializar o desempenho do seu site, qual é o primeiro passo? O primeiro passo é ter como parceiro empresas com expertise na área e que entendam as verdadeiras necessidades de cada negócio para oferecer soluções específicas e que geram os resultados esperados com o menor investimento possível. E é isso que a Ubiqui faz: cria soluções para agregar valor ao seu negócio. Quer saber mais? Entre em contato conosco.