A tecnologia está a cada dia mais presente no cotidiano das pessoas e das empresas. E dentre os diversos termos e conceitos que nos deparamos diariamente, NFC tem ganhado muita relevância. Por isso, no post de hoje vamos entender o que é a tecnologia NFC, como ela funciona e como pode ajudar os negócios. Vamos lá?

NFC: o que é essa tecnologia?

NFC significa Near Field Communication, ou seja, em uma tradução direta Comunicação por Campo de Proximidade. Na prática, a tecnologia NFC tem como objetivo trocar informações entre diferentes dispositivos (celulares, televisão, notebooks, dentre outros aparelhos), que possuam tecnologia compatível (chip) sem uso de cabos.

A tecnologia NFC é parecida com a tecnologia Bluetooth, com a diferença de que não há a necessidade de pareamento entre os aparelhos. Muitos também chamam a tecnologia NFC da versão mais inovadora do RFID (aquela tecnologia de radiofrequência utilizada em crachás e chaves de hotel, por exemplo).

Como funciona, na prática, a tecnologia NFC?

A tecnologia NFC transmite dados em uma boa velocidade a uma curta distância (até 10cm). Como o processo é extremamente rápido e seguro, ela é segura e evita a intervenção de algum intruso. A maior funcionalidade, atualmente, é a sua utilização como meio de pagamento.

Por isso, uma grande tendência é que a tecnologia possa substituir, gradativamente, o dinheiro e até o cartão de crédito, pois ela é uma forma muito mais prática para grande parte das transações financeiras.

Os dispositivos NFC podem ser:

  • Ativos: têm fonte de energia individual e podem receber e enviar informações. Como exemplo temos os celulares.
  • Passivos: precisam de um chip ativo com proximidade para obterem energia e só podem transmitir dados. Por exemplo, é o caso dos cartões de crédito.

Para saber se determinado aparelho de celular tem a tecnologia NFC, este site apresenta uma lista atualizada e bem interessante.

Vantagens da adoção da tecnologia NFC no meu negócio

Mesmo com a gradual flexibilização das medidas municipais e estaduais em relação ao isolamento e distanciamento social, o receio de contaminação ainda está muito presente para todos. Por isso, os negócios que adotarem soluções mais seguras do ponto de vista da higiene, certamente conquistarão um posicionamento ainda mais diferenciado.

Além disso, por ser uma tecnologia mais prática e segura, certamente haverá, nos próximos tempos, uma maior adoção por essa forma de pagamento por parte dos clientes. Oferecer uma diversidade de opções de pagamento acaba atraindo um número maior de consumidores. Um ponto positivo é que, no geral, as taxas são as mesmas de uma transação similar via cartão de crédito ou débito.

Assim, para começar a aceitar pagamentos através dela é necessário, em primeiro lugar, ter um dispositivo com esta capacidade. Muitas maquininhas de cartão já têm. Em termos práticos, como já vimos, é bem similar ao cartão de crédito e débito. Por isso, os cuidados são similares também.

A cada dia fica mais evidente que investir em novas tecnologia é fundamental para as organizações que querem acompanhar as mudanças de mercado e continuarem competitivas em relação aos seus concorrentes, pois os consumidores estão muito mais exigentes. Ficou interessado e quer saber mais? Fale com um dos nossos especialistas e receba uma consultoria gratuita. Somos uma empresa especializada em soluções com tecnologias inovadoras. E é isso que a Ubiqui faz: cria soluções para agregar valor ao seu negócio. Quer saber mais? Entre em contato conosco.