A tecnologia tem sido uma grande aliada das organizações, seja para otimizar seus processos internos, seja para potencializar as suas vendas ou tantas outras formas. A tecnologia está presente no cotidiano das organizações e a tendência é, cada vez mais, usá-la objetivando maior eficiência e aumento do lucro.

Porém, enquanto algumas tecnologias são gratuitas, outras precisam de investimento e, logo, surge a pergunta: até que ponto vale a pena uma empresa investir em tecnologia?

Por isso, no post de hoje vamos avaliar as vantagens de se investir em tecnologia.

O investimento em tecnologia é mesmo necessário?

Para responder de forma direta, sim. Independente do segmento, ter uma estratégia que envolva a adoção de novas tecnologias é necessária. Obviamente que os investimentos de uma grande empresa serão proporcionais ao seu tamanho. Mas um pequeno negócio não pode se descuidar e não acompanhar os avanços em tecnologia, levando em consideração o seu perfil e as suas necessidades.

Por exemplo, durante a pandemia do coronavírus ficou muito evidente a necessidade, para continuar a geração de negócios, da digitalização do negócio, seja através de um e-commerce, da presença em aplicativos de delivery, da criação de aplicativo próprio, dentre outros. Assim, buscar o aprimoramento e acompanhar às principais mudanças tecnológicos é fundamental para que a empresa se mantenha competitiva em um mercado cada vez mais desafiador. Desprezar o impacto da tecnologia na geração de lucros é um erro que pode levar a empresa a se tornar ultrapassada.

Tecnologia das empresas: principais vantagens

A tecnologia pode contribuir para a melhoria da empresa de diversas formas, tais como:

Otimização da gestão

Com a adoção, por exemplo, de um ERP, é possível otimizar a gestão do negócio, através da padronização e integração dos processos e das áreas. Com isso, ganha-se mais rapidez e confiabilidade nas informações, além da automação de grande parte dos processos.

Tomada de decisão mais assertiva

Investir em tecnologias relacionadas com Business Intelligence (BI) ajuda a definir e acompanhar as métricas que realmente impactam no negócio. Os dashboards gerados pelo BI são uma fonte fantástica de informação estratégica e de monitoramento. Com isso, qualifica-se a tomada de decisão que, certamente, impactará positivamente nos resultados.

Melhoria no atendimento

A tecnologia pode auxiliar muito no atendimento ao cliente como, por exemplo, através da utilização de chatbots para um atendimento mais ágil. Além disso, a criação de novos canais digitais de atendimento possibilita que o cliente e o potencial cliente tenha diversas formas diferentes para entrar em contato e, até mesmo, efetivar a compra de produtos ou serviços como, por exemplo, através de um e-commerce ou um aplicativo próprio.

Segurança dos dados e informações da empresa

O investimento em tecnologia também pode estar relacionado com a segurança dos dados e informações, seja da organização, dos colaboradores ou dos clientes. Além disso, de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) impõe a necessidade, para qualquer tipo de organização (mesmo as pequenas), de investir em alguns aspectos para a proteção de dados. Ou seja, em algumas áreas, investir e tecnologia não é uma opção: mas uma imposição da legislação.

A cada dia fica mais evidente que investir em tecnologia é fundamental para as organizações que querem acompanhar as mudanças de mercado e continuarem competitivas em relação aos seus concorrentes. Ficou interessado e quer saber mais informações? Fale com um dos nossos especialistas e receba uma consultoria gratuita. Somos uma empresa especializada em soluções digitais inovadoras. E é isso que a Ubiqui faz: cria soluções para agregar valor ao seu negócio. Quer saber mais? Entre em contato conosco.