Os consumidores estão, cada vez mais, utilizando as tecnologias para o seu cotidiano e isso tem influenciado seus hábitos de consumo. Com isso, para atender a esse novo perfil de cliente, muitas empresas estão se adequando e ampliando seus canais de vendas e atendimentos. Porém, manter a qualidade do atendimento digital nem sempre é uma tarefa fácil.

Por isso, no post de hoje vamos entender como os chatbots podem melhorar o atendimento ao cliente e, com isso, otimizar os negócios. Vamos lá?

O que são chatbots?

Para começar, vamos entender: você realmente sabe o que é um chatbot? O chatbot é um software de gerenciamento de mensagens automatizadas que simula a interação humana através de um chat de conversa. Os bots podem ser instalados e configurados de acordo com as necessidades de cada uma das organizações, ou seja, é uma solução totalmente customizável.

Principais tipos de chatbots

Em termos de funcionamento, podemos dizer que existem dois tipos de chatbots: os chatbots básicos (baseados em diretrizes) e os chatbots inteligentes (baseados em Inteligência Artificial).

Os primeiros, os chatbots básicos, utilizam regras de “perguntas e respostas” conforme a sua programação. Assim, dependem de respostas exatas por parte dos clientes para eles poderem “atender”.

Já os chatbots inteligentes baseados na IA são mais sofisticados no seu atendimento, pois têm uma rede neural artificial. Assim, eles estão programados para aprenderem com as interações e, com isso, ao longo do tempo, eles conseguem oferecer um atendimento mais amplo e mais qualificado.

Vantagens de utilizar chatbots para o atendimento

Inserir na estratégia de atendimento a utilização de chatbots é extremamente vantajoso para a organização. Dentre as principais vantagens, têm-se:

Agilidade

Como o objetivo dos chatbots no atendimento é tentar sanar parte das dúvidas e demandas dos clientes, isso traz maior rapidez no próprio atendimento, pois os chatbots estão disponíveis 24 horas por dia e 7 dias por semana. Além de estar sempre disponível, o chatbot também diminui o tempo de atendimento, pois como ele faz esta triagem inicial, apenas as questões mais específicas irão necessitar de um atendimento humano e mais demorado. Além da agilidade, isso gera uma maior satisfação por parte do cliente, assim como desperta uma maior confiança em relação à empresa.

Automação

A maior característica do chatbot é a automação. No caso dos chats, é possível automatizar parte do processo de interação como, por exemplo, para tirar dúvidas dos clientes.

Integração ao CRM da empresa

É possível integrar os chatbots no CRM (Customer Relationship Management) e, com isso, qualificar sua base de clientes e potenciais clientes de maneira integrada.

Diminuição de colaboradores no atendimento

Os chatbots também têm como objetivo “desafogar” a área de atendimento, sanando parte das demandas dos clientes. Com isso, é possível ter um setor de atendimento mais enxuto gerando, também, economicidade para toda a organização.

Apesar destas principais vantagens, é importante entender que o chatbot não resolve todas as dúvidas dos clientes. No geral, o papel do chatbot é numa triagem inicial e, muitas vezes, é possível ajudar o cliente a resolver muitos dos seus problemas. Porém, a implantação de chatbots não exclui a necessidade de colaboradores no atendimento, mesmo quem em número mais reduzido.

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