Muitas pequenas empresas não sabem, ao certo, se devem e quando devem começar o planejamento para a implantação de um sistema ERP na sua organização. Por isso, no post de hoje vamos explicar a importância do ERP e seus impactos para as empresas e para a potencialização dos resultados, inclusive financeiros. Porém, antes precisamos entender o que é um sistema ERP. Você sabe?

O que é sistema ERP?

ERP é uma sigla em inglês que significa Enterprise Resource Planning. Em uma tradução direta, seria o Planejamento dos Recursos da Empresa. Na prática, o sistema ERP é um banco de dados em que todas as informações relativas aos processos gerenciais, financeiros, produtivos e logísticos são inseridas e integradas. O principal objetivo do ERP é gerar uma maior integração e coordenação entre os diferentes departamentos e funções de uma empresa e, desta forma, otimizando os processos. Ou seja, toda a empresa “falando” na mesma linguagem.

Em termos de hospedagem, ele pode ter um servidor próprio, ser hospedado em nuvem ou, até mesmo, distribuído em unidades diferentes de hardware.

Principais vantagens do ERP

A adoção de um sistema ERP traz diversas vantagens para uma pequena empresa, tais como:

  • Segurança: cada usuário tem perfil diferente para limitar o acesso aos dados e às informações de acordo com a prévia autorização.
  • Agilidade: a promoção da automatização de tarefas manuais gera o aumento da produtividade dos colaboradores.
  • Padronização: os processos ficam padronizados, otimizando o fluxo.
  • Confiabilidade: por não ter redundâncias, os dados e informações são confiáveis.
  • Redução de custos: otimização dos processos gera economicidade para a empresa.

Assim, a implementação de um sistema ERP permite uma maior integração entre os diferentes setores da empresa, assim como uma melhor visualização do desempenho organizacional devido à integração das informações. Além disso, proporciona uma tomada de decisão mais qualificada e assertiva, devido aos relatórios gerados pelo próprio sistema.

Como escolher o sistema ERP correto para o seu negócio

Antes de implantar um ERP na empresa, é necessário levar em consideração alguns fatores:

Escolha do software adequado

É importante que o sistema ERP seja flexível para se adequar às reais necessidades de cada negócio apresentando, assim, as funcionalidades adequadas para a potencialização dos resultados da empresa. Além disso, a maior parte dos ERPs são organizados em módulos (Finanças, Recursos Humanos, Logística, Comercial) e é possível definir aqueles que se adequam ao perfil da organização.

Custo-benefício

A empresa precisa avaliar os custos e benefícios da implantação de um ERP. Atualmente, há diversas soluções cujo investimento é compatível com a realidade financeira de um pequeno negócio.

Implantação do ERP

O ERP precisa ser de fácil implantação para que todos na empresa não tenham dificuldade para utilizá-lo. ERPs extremamente complexos geram mais dificuldades do que soluções.

O ERP eleva o nível da organização, colocando-a em um novo patamar: de profissionalismo e de resultados. Com isso, a conquista de novos clientes e a geração de novos negócios tornam-se uma nova realidade. Ficou evidente que uma pequena empresa só tem a ganhar com a implantação de um ERP, não é mesmo? Ficou interessado e quer saber mais informações? Fale com um dos nossos especialistas e receba uma consultoria gratuita. Somos uma empresa especializada em soluções de gestão. E é isso que a Ubiqui faz: cria soluções para agregar valor ao seu negócio. Quer saber mais? Entre em contato conosco.