No post de hoje, vamos entender a importância de conhecer e escolher bem os indicadores para uma tomada de decisão mais assertiva.

Indicadores para a tomada de decisão: o que são?

Os indicadores são métricas usadas para avaliar até que pontos as ações adotadas dentro de uma organização estão contribuindo, ou não, para o alcance das metas definidas.

Os indicadores que apoiam a tomada de decisão são ferramentas essenciais para uma gestão mais efetiva do negócio, pois são capazes de mostrar o desempenho da empresa. Com isso, fica muito mais fácil avaliar, monitorar e definir estratégias e ações que gerem resultados efetivos.

Dentre os diversos tipos de indicadores mais comuns para a gestão da empresa, têm-se:

  • financeiro.
  • estratégico.
  • gerenciais.
  • desempenho.

Por que a utilização de indicadores é importante para a empresa?

Cada vez mais a ideia de que monitorar os indicadores é fundamental para uma gestão eficiente organizacional. Mas você realmente sabe por quê?

Otimização de recursos

Ao definir e utilizar os indicadores corretos, é possível visualizar, de maneira integrada, onde os principais recursos financeiros e humanos estão sendo empregados e quais os resultados que eles têm atingido. Com isso, é possível direcioná-los para ações com expectativas de resultados mais robustos.

Em termos de indicadores financeiros para a tomada de decisão, um dos mais populares é o ROI, ou seja, o Return Over Investiment, que mede o retorno do investimento. Assim, o ROI significa quanto a organização está lucrando (ou tendo prejuízo) a cada um real investido.

Melhora no desempenho organizacional

Há indicadores que mensuram o desempenho dos colaboradores e das equipes e a análise e acompanhamento pode contribuir para o aumento da produtividade, pois através deles é possível pensar em estratégias e implementar ações mais direcionadas às necessidades dos funcionários.

Utilizando indicadores para a tomada de decisão

Separamos aqui três dicas práticas de como otimizar a tomada de decisão utilizando indicadores.

Defina quais são os mais relevantes para o seu negócio

KPI é uma sigla inglesa para Key Performance Indicator, ou seja, Indicador-chave de Performance e são definidos a partir das métricas. A principal função de um KPI é medir o desempenho de um determinado negócio. Apesar de muitas pessoas utilizarem KPI e métricas como sinônimos, na prática são coisas distintas. As métricas estão relacionadas com tudo que pode ser medido, mesmo que tal dado seja mais ou menos relevante. Já o KPI é um indicador de performance relevante para a tomada de decisão.

Assim, é fundamental definir quais são mais relevantes para os negócios e que, por isso, merecem ser monitorados e avaliados.

Defina os indicadores de acordo com a estratégia da empresa

Quando se vai definir quais indicadores serão monitorados, é importante que eles estejam em alinhamento com as estratégias do negócio. Quando não estão integrados com a estratégia de médio e longo prazo, provavelmente eles serão irrelevantes em relação à tomada de decisão.

Analise os indicadores e tire insights

Os indicadores precisam ser relevantes o suficiente para que deles sejam retirados insights para a tomada de decisão. Quais são as informações importantes que podemos extrair de determinado indicador? Tais insights serão fundamentais para a tonada de decisão assertiva e qualificada.

Ficou evidente que a definição e o monitoramento de indicadores são fundamentais para a tomada de decisão. Ficou interessado em conhecer mais ? Fale com um dos nossos especialistas e receba uma consultoria gratuita. Somos uma empresa especializada em soluções digitais. E é isso que a Ubiqui faz: cria soluções para agregar valor ao seu negócio. Quer saber mais? Entre em contato conosco.