A pandemia do coronavírus mudou os hábitos dos consumidores e acelerou diversas tendências que já se consolidavam nos últimos anos. E o e-commerce foi um dos setores que mais sentiu, de maneira positiva, os impactos econômicos da pandemia.

Números do e-commerce durante a pandemia

Em termos mundiais, as vendas através do comércio eletrônico apresentaram um crescimento de 209% durante o mês de abril, em comparação com o mesmo período do ano passado (Fonte: ACI Worldwide, maio de 2020).

No Brasil, a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABCOMM), em conjunto com a Konduto, analisaram mais de 45 milhões de pedidos feitos em 4 mil lojas virtuais (período entre 1 de março e 25 de abril de 2020) considerando, apenas, as vendas online de produtos físicos. Analisando o período logo a seguir ao início do isolamento social (segunda quinzena de março), percebeu-se uma queda considerável na maior parte dos segmentos. Porém, passado esse primeiro momento, diversos segmentos reagiram, como moda e calçados, por exemplo. Com isso, o estudo revelou que o crescimento acumulado de 40% apenas durante o mês de abril.

Outra pesquisa da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) sobre os novos hábitos digitais em tempos de Covid-19 revelou que dos 92% dos entrevistados que já realizaram compras online, 8% fizeram sua primeira compra via e-commerce durante o período de quarentena. Além disso, 61% dos que já compraram por meios digitais afirmam ter aumentado suas compras online devido ao isolamento social. Outro dado interessante é que 79% compraram comida/ bebida para consumo imediato (por delivery) e também 44% dos entrevistados afirmaram ter aumentado em 50% seus pedidos.

Minha empresa não está na internet: ainda dá tempo?

Desta forma, é perceptível que as empresas que já estavam inseridas no ambiente digital ou aquelas que conseguiram, com rapidez, oferecer o canal online, mitigaram grande parte dos impactos negativos provenientes do isolamento social.

Porém, uma outra pergunta é: e o empresário que não conseguiu adotar o e-commerce durante a pandemia, será que ainda vale à pena criar uma loja online? A mesma pesquisa da SBVC responde: a satisfação com as compras online no período do isolamento representa, aproximadamente, 80% dos respondentes. Além disso, após o período de isolamento social, 70% responderam que pretendem comprar mais através de sites ou aplicativos. Ou seja, os consumidores pretendem manter os hábitos digitais mesmo com o fim da pandemia.

Assim, mesmo aquelas empresas que ainda não estão na internet e nem criaram novas formas digitais de oferecer seus produtos ou serviços devem fazer essa mudança, pois o novo consumidor continuará com as compras online. E qual é a importância de colocar a empresa na internet?

Autoridade para a marca

Mesmo que a empresa opte por não ter uma loja virtual, estar presente na internet é fundamental. Vamos falar aqui de três formas essenciais:

  • Google Meu Negócio: essa ferramenta lançada em 2014 é gratuita e possibilita que as empresas gerenciem sua presença no Google, tanto nos resultados orgânicos de pesquisa quanto no Google Maps. Destas formas, as informações podem ser visualizadas pelo potencial cliente nas suas buscas pelo Google de acordo com sua proximidade no mapa.
  • Site: ter um site da empresa, assim como ele ter informações atualizadas, é imprescindível para trazer credibilidade para o negócio.
  • Redes Sociais: utilizar as redes sociais, como o Instagram e o Facebook, para se aproximar do seu público e divulgar o seu negócio também é uma estratégia importante para ter uma presença relevante na internet.

Geração de negócios

Estar presente na internet pode otimizar a geração dos negócios da empresa, pois a marca estará presente em um ambiente sem limites e, com isso, há uma grande chance de ampliar o número de clientes e das vendas.

Por isso, fazer um bom planejamento acerca das estratégias de Marketing Digital e da presença da empresa no ambiente online são essenciais. Quer uma consultoria gratuita para a sua marca? Entre em contato conosco e deixe nosso time de especialistas ajudar o seu negócio a crescer. É isso que a Ubiqui faz: cria soluções para agregar valor ao seu negócio.