Quando se planeja um e-commerce, diversos aspectos tornam-se prioritários como, por exemplo, a segurança oferecida. Porém, muitas vezes, o checkout não recebe a atenção devida. Um estudo aponta que a taxa média de abandono de carrinho no e-commerce é de 69,57% (Fonte: Baymard). O planejamento adequado do checkout no e-commerce afeta, positivamente, a taxa de conversão.

Por isso, no post de hoje vamos analisar a importância do checkout e trazer dicas práticas de como otimizá-lo.

O que é o checkout no e-commerce

Utilizamos, normalmente, o termo check-in quando vamos nos hospedar em alguma pousada ou hotel, referindo-se ao momento de formalizar a entrada no qual são informados os dados do hóspede, documentos são conferidos, assim como a forma de pagamento é definida.

Por analogia, o checkout refere-se ao momento de encerramento de algo. No caso do e-commerce, o checkout é a página de concretização/finalização da compra através do preenchimento dos dados para a efetivação do pagamento. No geral, esses dados preenchidos são:

  • Formulário de cadastro (caso ele não tenha feito cadastro anterior);
  • Endereço de entrega;
  • Cálculo do frete;
  • Dados de pagamento.

A importância do checkout no e-commerce

Um dos maiores objetivos de um e-commerce, ou seja, da loja virtual é que o consumidor concretize sua compra. Por isso, o momento do checkout precisa levar em consideração a boa experiência do usuário, para que a taxa de abandono de carrinho seja reduzida.

Como otimizar o checkout do e-commerce

Já ficou evidente que é importante ter uma atenção especial em relação à construção das etapas e página de checkout. Por isso, separamos aqui 5 (cinco) dicas de como otimizar o checkout:

Página responsiva

Cada vez mais os consumidores utilizam dispositivos móveis, tais como smartphones e tabletes, para realizarem as suas compras. Por isso, oferecer uma página responsiva é essencial para uma experiência do usuário positiva e, com isso, efetivação da compra.

Velocidade de carregamento

A velocidade de carregamento também impacta na experiência do usuário. Por isso, é necessário entender os tipos diferentes de hospedagem e quais são as principais características de cada uma delas.

Checkout simplificado

Para segurança da loja virtual e do consumidor, é necessário coletar algumas informações sobre o cliente. Porém, algumas lojas virtuais optam pela solicitação de um grande número de dados e isso prejudica a finalização da compra. Simplificar as informações necessárias para finalizar o checkout, mas sem descuidar da segurança, ajuda a otimizar esta etapa.

Uma forma bastante interessante e prática para simplificar o checkout é a adoção do login social. O que é isso? É uma técnica que permite que os sites utilizem as informações já cadastradas em alguma rede social (como o Facebook, por exemplo) para agilizar o cadastro do usuário.

Consulta do frete previamente

Para evitar surpresas para o seu cliente e, consequentemente, abandono de carrinho, é importante oferecer a opção de consultar o frete para determinado CEP ao longo da jornada de compra no e-commerce. Deixar que esta consulta apenas aconteça na página de checkout é extremamente arriscado, pois as chances de desistência são maiores.

Diversificação das formas de pagamento

É importante oferecer diversas formas de pagamento para os clientes, pois isso aumenta a possibilidade de que a compra seja concretizada, como cartão de crédito, boleto, opções de parcelamento, dentre outras.

Por isso, fazer um bom planejamento e definição da página de checkout, certamente, impactará positivamente nos resultados do seu e-commerce. Quer uma consultoria gratuita para a sua loja virtual? Entre em contato conosco e deixe nosso time de especialistas ajudar o seu negócio a crescer. É isso que a Ubiqui faz: cria soluções para agregar valor ao seu negócio.