A cultura do planejamento não está muito presente entre os brasileiros. Porém, quando se trata do planejamento dentro das empresas, chegamos a alguns números preocupantes. O Sebrae publicou em 2016 uma pesquisa sobre a Sobrevivência das Empresas no Brasil e chegou a algumas conclusões. Sobre as empresas que fecharam, há uma proporção maior de empresários que:

  • estavam desempregados antes de abrirem o negócio;
  • tinham pouca experiência no ramo;
  • tiveram menos tempo para planejar o negócio.

Em contrapartida, entre as empresas que continuavam em atividade:

  • havia uma menor proporção de desempregados antes de abrirem o negócio;
  • uma maior proporção de empresários com maior experiência no ramo;
  • uma maior proporção de empresários que tiveram mais tempo para planejar.

Assim, o planejamento é uma das variáveis a ser analisada quando o assunto é sucesso ou insucesso de uma empresa. Por isso, no post de hoje vamos entender a importância do planejamento para o negócio.

Entendendo o que é planejamento

O conceito de planejamento está relacionado com o ato ou efeito de planejar, ou seja, criar um plano para otimizar o alcance de um determinado objetivo. De maneira simples e trazendo para o cotidiano de todos, o planejamento estaria relacionado com a criação de um roteiro que antecede a uma viagem.

No mundo dos negócios, o planejamento pode ser dividido em três tipos:

  • estratégico: é o início e está relacionado com a visão de futuro para a própria organização. Este planejamento é definido pela alta diretoria e é pensado no longo prazo. Isso não significa que o planejamento estratégico não terá revisões e nem será atualizado.
  • tático: tem uma amplitude mais limitada, normalmente a um setor ou departamento. É através do planejamento tático que são criadas as metas e, geralmente, envolve um horizonte temporal de médio prazo.
  • operacional: é o planejamento relacionado com a definição de ações para serem aplicadas ainda no curto prazo, ou seja, o planejamento operacional está relacionado com o dia a dia do negócio.

Apesar de serem divididos em três níveis distintos de planejamento, eles precisam estar integrados, pois eles atuam de maneira interdependente.

A importância do planejamento para o sucesso do negócio

Fazer o planejamento e, como vimos, iniciar pelo planejamento estratégico da organização é fundamental para definir para a onde a empresa deve ir e como. Ou seja, o planejamento é uma poderosa ferramenta de apoio ao próprio gerenciamento da empresa, pois envolve as mais diversas áreas e setores, como a área financeira, a de marketing, de vendas, gestão de pessoas, dentre outros.

Por exemplo, no planejamento estratégico define-se que a visão da empresa é se tornar umas das três maiores no segmento X da cidade Y nos próximo cinco anos. Para isso, nos próximos 5 anos é necessário que a organização caminhe focando neste objetivo. Se o objetivo é a cidade Y, não faz sentido neste primeiro momento investir esforços e recursos para expandir as vendas para o mercado argentino. O planejamento ajuda a organização a não se afastar dos objetivos definidos.

Porém, como já foi pontuado, o planejamento precisa ser monitorado e atualizado, pois as circunstâncias podem mudar, como é o caso da atual conjuntura da pandemia do coronavírus.

Assim, o planejamento é fundamental para o sucesso do negócio porque:

  • Possibilita que o empreendedor consiga entender a organização holisticamente;
  • Define estratégias mais efetivas;
  • Auxilia na criação dos objetivos a serem alcançados, tanto no curto, médio e longo prazos;
  • Possibilita a geração de resultados mais robustos nos médio e longo prazos.

Por isso, o momento de fazer ou refazer o planejamento da sua empresa é agora. Quer saber mais como fazer isso e gastar pouco? Fale com um dos nossos especialistas e receba uma consultoria gratuita. Somos uma empresa especializada em planejamento e soluções digitais. E é isso que a Ubiqui faz: cria soluções para agregar valor ao seu negócio. Para mais informações, entre em contato conosco.