Como já abordamos aqui em outros posts, a pandemia do coronavírus (Covid-19) surpreendeu grande parte das empresas que não tinham, até então, a cultura de home office. Desta forma, sem o menor planejamento prévio, muitas organizações tiveram que ajustar suas operações para esse modelo. Com isso, surgiram diversos desafios, tanto para essas empresas quanto para os colaboradores.

No post de hoje, vamos analisar a questão da segurança dos arquivos de trabalho em home office e seus principais desafios.

Home office durante a pandemia: principais obstáculos

Com a necessidade de distanciamento social imposta pelas autoridades municipais e estaduais, as empresas que conseguiram implementar a modalidade de home office para sua equipe se depararam com alguns obstáculos, tais como:

  • Infraestrutura: seja internet banda larga, notebooks, softwares, além de outros pontos, muitas vezes o colaborador não tem disponível tais equipamentos em casa. Um outro aspecto é a necessidade de um ambiente mais reservado e silencioso para realizar sua jornada de trabalho com produtividade.
  • Cultura: muitos colaboradores nunca experimentaram essa modalidade de trabalho e, com isso, não têm uma rotina para realizar as suas atividades.
  • Treinamento: no geral, não houve tempo suficiente para um planejamento. Ou seja, não foi possível realizar um treinamento prévio com os funcionários para eles aprenderem a utilizar algumas das novas ferramentas durante esse período.
  • Gestão da comunicação e tarefas: muitas empresas tinham grande parte das suas informações e ferramentas dentro da intranet. Com a necessidade de home office, o setor de TI teve que realizar os ajustes de acesso e segurança necessários para que os computadores particulares dos colaboradores pudessem ter acesso remoto. Além disso, para manter a colaboração nas equipes, precisaram adotar novas ferramentas de gestão e comunicação, como o Trello e o Whereby.

Sigilo de informações: como manter os arquivos seguro no home office

O maior desafio para as empresas com a implantação do home office inesperado é a questão do sigilo das informações organizacionais, pois muitas vezes o colaborador está usando seu equipamento pessoal (seja notebook, computador ou tablet) e isso impossibilita a aplicação de controlador de domínio por parte da empresa.

Outra questão é sobre as conexões seguras que, muitas vezes, em uma rede particular não há um grau de segurança considerado adequado.

Além de todos esses desafios, vem algo crucial para o bom funcionamento da empresa: como manter os arquivos seguros?

Drive virtual: mantendo os arquivos seguros no home office

Utilizar um drive virtual é a solução mais prática e eficiente para manter os arquivos seguros e, ainda assim, sendo compartilhados em tempo real para que a produtividade e os fluxos de trabalho não sejam prejudicados.

Através de um drive virtual é possível acessar os arquivos da empresa a partir de qualquer lugar, através de qualquer dispositivo e de maneira totalmente sincronizada. Ou seja, o drive virtual serve como um local de armazenamento seguro, assim como sincronização em tempo real, facilitando a colaboração de diversos membros de uma mesma equipe e proporcionando uma excelente produtividade.

Assim, as principais vantagens de um drive virtual são:

  • Simplicidade: interface simples e moderna, seja através de desktop ou de dispositivos móveis.
  • Segurança: os arquivos da empresa ficam armazenados de maneira totalmente segura.
  • Velocidade: sincronização com muita rapidez.

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