Com os desafios trazidos pela pandemia do coronavírus, muitas empresas e, até mesmo, pessoas físicas têm buscado novas formas de fazer negócios. Apesar do Facebook Marketplace existir no Brasil desde 2018, a cada ano ele tem se tornado mais popular e com um maior número de funcionalidades.

Por isso, no post de hoje vamos entender mais sobre as funcionalidades do Facebook Marketplace e analisar se esta plataforma é ideal para todos os tipos de negócios. Vamos lá?

Facebook Marketplace: o que é?

O Marketplace do Facebook é uma espécie de shopping online integrado à própria plataforma e permite a compra e venda de produtos entre usuários desta rede social. Uma vantagem da plataforma é a utilização da geolocalização que serve para que os usuários descubram produtos à venda em locais próximos evitando, assim, custos relacionados ao frete, por exemplo.

O Facebook define assim a plataforma: pessoas físicas podem anunciar itens para vendê-los em qualquer condição. No entanto, as empresas podem usar o Marketplace para:

  • Mostrar parte do inventário de itens de varejo, aluguéis de casa e veículos, ao trabalhar com um parceiro de anúncios do Marketplace;
  • Anunciar sua loja ou itens no Marketplace para alcançar mais pessoas, mesmo se a empresa não publicar diretamente no Marketplace;
  • Exibir itens novos ou restaurados da loja da Página do Facebook no Marketplace gratuitamente e permitir que os clientes comprem sem deixar o Facebook (limitado aos comerciantes qualificados).

Ou seja, é uma plataforma aberta para pessoas físicas e pessoas jurídicas.

Vantagens do Facebook Marketplace

Separamos aqui 3 (três) benefícios que o Facebook Marketplace apresenta.

Praticidade

Como a plataforma é extremamente prática e simples, há um maior alcance de potenciais clientes. Lembre-se: o Brasil ocupa o 4º lugar mundial nesta rede, totalizando 120 milhões de usuários (Fonte: Statista, 2020). Ou seja, é como se seus produtos estivessem em um grande shopping center digital.

Negócios locais

Um dos grandes diferenciais do Facebook Marketplace é que ele prioriza os negócios locais. O próprio algoritmo desta plataforma privilegia a exibição dos anúncios do Facebook em relação à proximidade.

Formas de pagamentos

Por enquanto, o Facebook Marketplace não oferece a possibilidade de finalizar a transação de compra e venda diretamente pela plataforma. Logo, também não é necessário pagar nenhuma comissão. Assim, a forma de pagamento ficará estabelecida pela negociação das partes. Ou seja, por enquanto o Facebook não intermedeia as transações financeiras.

Apesar disso, podemos esperar que a possibilidade de pagamento pela própria rede social possa ser adicionada em breve. Para algumas regiões e para determinados produtos já está disponível a opção Proteção de Compra no Marketplace.

O Facebook Marketplace é ideal para o meu negócio?

Depende. Certamente esta plataforma não é ideal para todos os tipos de empresas, pois os resultados deste canal podem ser bem menores que outros tipos de canais. Mas, para saber, é necessário fazer testes. Uma empresa pode começar a testar o seu desempenho anunciando, por exemplo, produtos que estejam parado em seu estoque e analisar o desempenho destas vendas através do Facebook Marketplace.

Gostou de conhecer mais sobre o Facebook Marketplace? Temos um outro post para te sugerir: Marketplace x loja virtual: qual o melhor para o meu negócio? Fique atualizado sobre diversos temas, como Marketing Digital, Inovação e Vendas através do blog da Ubiqui. Somos uma empresa especializada em encontrar soluções digitais para nossos clientes. Quer saber mais? Entre em contato conosco e receba uma consultoria para o seu negócio totalmente gratuita.