Em outro post, falamos sobre os benefícios da utilização do WhatsApp para os negócios. Porém, nos últimos anos, o aplicativo Telegram tem crescido. O Telegram é um aplicativo de troca de mensagens, sendo um dos maiores concorrentes do WhatsApp.

Por isso, nosso post de hoje será sobre como utilizar o Telegram para os negócios. Vamos lá?

As diferenças entre grupos e canais no Telegram

Como já foi destacado anteriormente, o Telegram é um aplicativo para troca de mensagens, semelhante ao WhatsApp. Porém, em relação à comunicação com múltiplos usuários simultaneamente, o Telegram oferece duas opções que são muito mais robustas:

  • Grupos: têm uma capacidade máxima de 200 mil usuários (enquanto o WhatsApp tem um limite de 256 usuários por grupo) e é possível tornar um grupo público. Além disso, também é possível adicionar novos administradores ao grupo. O Telegram disponibiliza um recurso que é de deixar mensagens fixas no topo que são visíveis para todos usuários;
  • Canais: tem como objetivo transmitir mensagens a um número ilimitado de usuários inscritos previamente. Todas as mensagens enviadas através de um canal são assinadas com o nome e foto utilizadas pelo respectivo canal. As mensagens transmitidas possuem um contador de visualizações. Um outro destaque é a possibilidade de criar canais privados e públicos, que podem ser encontrados por outros usuários do aplicativo. Os canais privados só permitem a entrada a partir de um convite do criador ou através de um link de acesso.

Bots do Telegram

Os bots acabam sendo um dos maiores diferenciais do Telegram acerca da sua usabilidade para os negócios. Os bots trazem uma grande facilidade para as empresas. O usuário pode criar o seu próprio bot de acordo com a necessidade do seu negócio. Uma outra opção é instalar os bots já disponibilizados. Alguns exemplos das funcionalidades dos bots para o Telegram:

  • Envio de notícias e notificações personalizadas;
  • Criar ferramentas personalizadas de enquetes.

Separamos aqui 10 (dez) bots interessantes presentes no Telegram e que podem ser utilizados para os negócios:

  • @rastreamentobot: usado para rastrear encomendas, basta enviar o código de rastreio;
  • @topdf_bot: converte imagens e arquivos de texto em pdf;
  • @URLPro: encurtador de links;
  • @TheFeedReaderBot: acompanhar feeds RSS e redes sociais;
  • @GmailBot: bot oficial do Gmail;
  • @TheFeedReaderBot: monitorar sites, contas do Facebook, Youtube, Twitter, Instagram;
  • @AximoBot: monitorar sites, contas do Facebook, Youtube, Twitter, Instagram;
  • @ExchangeRatesBot: informa sobre as taxas de câmbio e faz a conversão entre moedas;
  • @pollbot: usado para fazer pesquisas, votações e enquetes;
  • @catchforme_bot: cadastrar termos e ser notificado quando forem mencionados em determinados grupos.

Utilizando o Telegram dentro da estratégia de Marketing Digital

A necessidade do omnichannel já é visível nos dias de hoje. Assim, definir uma estratégia de Marketing Digital que inclua a ferramenta Telegram faz todo o sentido.

Porém, apesar do seu crescimento nos últimos anos, é notório que ela é menos popular que o WhatsApp, por exemplo. Assim, para conseguir uma maior audiência pelo Telegram, é necessário que a empresa crie estratégias e implemente ações específicas, como a divulgação do canal do Telegram pelas redes sociais, por exemplo.

Como canal de divulgação de conteúdo exclusivo, em comparação ao e-mail marketing por exemplo, o Telegram apresenta uma taxa de abertura muito superior. Como qualquer outro canal, é necessário empenho para começar a conquistar resultados mais substanciais.

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