Com a ampliação do uso das redes sociais, as empresas perceberam a importância de terem um posicionamento sólido, tanto no Facebook como Instagram. Em relação ao Facebook, o Brasil ocupa o 4º lugar mundial, totalizando 120 milhões de usuários (Fonte: Statista, 2020). Outro dado importante é que 97,5% das empresas que estão presentes nas redes sociais têm página no Facebook (Fonte: Social Media Trends, 2019). Já o Instagram conta com 77 milhões de usuários apenas no Brasil (Fonte: Statista, 2020), mas ele vem crescendo a cada ano.

Ou seja, para se destacar neste ambiente das redes sociais, é necessário planejar um conjunto de ações para transformar a interação em vendas.

As redes sociais realmente influenciam nas vendas?

A Pesquisa da Ebit/Nielsen Webshoppers 40 (2019) revelou que as redes sociais representam o segundo maior motivador de compra para 19% das pessoas, perdendo apenas para os sites de busca (como o Google) que aparecem em primeiro lugar, com 25%. Além disso, a pesquisa mostrou que 80% dos consumidores que compraram por indicações das redes sociais ficaram satisfeitos em relação ao preço. Em relação às redes sociais que mais motivam as compras, temos:

  • Facebook: 53%;
  • Instagram: 32%.

Assim, percebe-se que as redes sociais podem ser uma excelente ferramenta para alavancar negócios.

Transformando curtidas em vendas: 4 dicas práticas

As redes sociais estão influenciando o comportamento dos consumidores e, por isso, é necessário planejar e implementar um conjunto de estratégias que permitam, além da geração de leads, o incremento no número de vendas. Por isso, separamos aqui 4 (quatro) dicas para transformar curtidas em vendas.

Dica 1: Crie Call to Action criativos

Como as redes sociais são um ambiente muito diversificado e com milhões de empresas, é necessário que o negócio crie uma identidade própria e, constantemente, traga inovações. Por isso, é necessário ser criativo no uso das CTA (call to actions): utilize gatilhos mentais e leve seu público a realizar ações.

Dica 2: Integre suas estratégias de Marketing Digital

Todas as ações de Marketing Digital precisam estar conectadas, inclusive em diferentes canais. Assim, você dará ao seu público uma experiência única, tornando toda a interação mais relevante. Sempre que se fala em aumento da conversão de vendas digital, falar do omnichannel é imprescindível para um resultado positivo. Mas o que é omnichannel? Omnichannel é uma estratégia de uso simultâneo e interligado de diferentes canais de comunicação, com o objetivo de estreitar a relação entre online e offline, aprimorando, assim, a experiência do cliente. Essa tendência do varejo permite a convergência do virtual e do físico (Fonte: Rock Content, 2017).

Dica 3: Vitrine com redirecionamento

Um recurso bem interessante e é exclusivo dos perfis comerciais é a vitrine. Ela é uma página paralela e armazenada dentro do próprio Instagram. Nela é possível atrair cur inserir diversas fotos de produtos que direcionam para o fechamento da compra na própria rede social.

Dica 4: Utilize a opção de colocar preço nos seus produtos no Instagram

Esta opção está ativa desde 2018 no Brasil: é o botão comprar agora (sacolinha). Este recurso permite colocar uma etiqueta nos produtos presentes na publicação e direcionar o seguidor ao site ou aplicativo da loja, aumentando o volume de vendas.

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