Nos últimos anos, a ferramenta Trello tem ampliado o seu espaço e tem sido utilizada por diversas empresas, de diferentes portes. Ela foi criada em 2011 e diversas empresas utilizam-na diariamente, tais como a National Geographic, Google, Cruz Vermelha, dentre outras.

O Trello pode ser usado para gerenciar tanto projetos pessoais quanto corporativos, tornando-se uma ferramenta poderosa para uma gestão de forma mais colaborativa. Por isso, no post de hoje vamos conhecer um pouco mais sobre o Trello.

Entendendo o funcionamento do Trello

A ferramenta Trello é bastante intuitiva e funciona como um painel de controle digital para gerenciamento de projetos. É possível personalizar os fluxos de trabalho, tanto de maneira individual, assim como projetos envolvendo mais membros de uma equipe. Ela é uma ferramenta gratuita e apenas algumas funções mais específicas só podem ser utilizadas para os assinantes (pacotes pagos).

Uma outra vantagem é que o Trello está disponível tanto para desktops como em formato aplicativo para smartphones nos sistemas Android e iOS. Além disso, ele trabalha de maneira sincronizada entre os diversos dispositivos (obviamente com conexão à internet). 

Seu funcionamento é bastante simples: o Trello ajuda a organizar e gerenciar o fluxo de trabalho através de post-its virtuais. Ou seja, sua principal vantagem é a facilidade para organizar tarefas e montar um fluxo de trabalho simples e de fácil compreensão.

Principais funcionalidades do Trello

O painel de controle permite criar diversos projetos diferentes (que são os quadros), assim como inserir colaboradores específicos em cada um deles. Assim, os quadros são utilizados para monitorar e atualizar o andamento das tarefas.

Dentro do projeto (quadro), é possível customizar o fluxo de trabalho, através da coluna “listas”, que são as ações que precisam ser tomadas ao longo daquele projeto. Ou seja, são as fases do projeto.

Para cada fase (lista), é possível criar cartões (que se assemelham aos post-its) e colocar descrições e checklists, fazer links para o Google Drive, anexar imagens, marcar algum envolvido, além de outras possibilidades.

Assim, o painel para cada projeto permite a visualização em tarefas e ações divididas.

Uma outra vantagem da ferramenta Trello é que ela possui uma série de integrações com outros softwares, facilitando o trabalho através da automatização de algumas tarefas. Os Power-Ups ficam localizado no lado direito da tela e, por ali, é possível instalar essas integrações com softwares como Slack, Google Drive, Dropbox, Read Me, Evernote, dentre outros.

Gestão de projetos através do Trello

O Trello trabalha com quadros de listas de tarefas, que são representadas por cartões. À medida que as tarefas vão sendo executadas e avançando, os cartões podem ser deslocados de uma lista para outra.

Em cada atividade (cartão) é possível colocar um nome, uma descrição, quem são os colaboradores com relação a essa atividade, um checklist com status de evolução para as ações, data de entrega, etiquetas coloridas e mais outras formas de gerenciar o projeto de maneira fluida e instintiva.

Por fim, separamos aqui mais algumas dicas para a utilização do Trello:

  • Adicione anexos nos cartões, seja documento ou imagem;
  • Gerencie de maneira simples os alertas de notificações através do aplicativo no smartphone.

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