O ano de 2020 ficará marcado como um ano atípico em diversos sentidos. Com a disseminação do coronavírus (Covid-19) e as implicações relacionadas com a saúde pública, várias medidas sanitárias foram adotadas com inúmeros impactos, inclusive no varejo.

Em relação ao varejo online, ainda está muito cedo para mensurar as consequências. Porém, uma coisa é certa: tradicionalmente o e-commerce cria estratégias diferenciadas para as datas comemorativas com o intuito de incrementar as suas vendas. E este ano, com criatividade, certamente as vendas online terão bons resultados.

Dia das Mães e o e-commerce

Analisando o ano de 2019, o e-commerce faturou R$2,2 bilhões apenas no Dia das Mães, sendo um total de 5,5 milhões de pedidos, tendo um ticket médio de R$402,00 (Fonte: Nielsen, 2019).

Em relação às categorias com maior destaque nas vendas online foram (Fonte: Social Miner, 2019):

  • Beleza e Saúde com 27,10%;
  • Eletrodomésticos e Eletroportáteis com 26,83%;
  • Multicategoria com 15,89%;
  • Moda com 15,28%.

Assim, vários tipos de segmentos do varejo online têm suas vendas aumentadas durante esta data.

Dicas para vender mais no Dia das Mães pelo e-commerce

O segundo domingo de maio em 2020 cai no dia 10 de maio: ou seja, o planejamento e o início das ações relacionadas com esta data já devem estar implementados muito antes do final de abril. Por isso, separamos aqui 5 (cinco) dicas:

Dica 1: Avalie sua operação estoque e a logística

Quando o assunto é data comemorativa e e-commerce, os prazos de entregas são fundamentais. Lembre-se do momento particular em que estamos vivendo (coronavírus) e que as entregas têm tido atrasos. Seja bem conservador com a previsão de entrega para não gerar insatisfações.

Em relação aos meios de pagamento, verifique a possibilidade de aumentar a quantidade de prestação sem incorrer em juros para o consumidor.

Além disso, tenha em mente que é possível que suas vendas aumentem muito neste período: você terá equipe suficiente? Também é fundamental reforçar os processos de higienização, para proteger seus colaboradores e os seus clientes.

Dica 2: Prepare um layout diferente para seu e-commerce

Verifique a possibilidade de customizar seu e-commerce com alguns elementos que remetam ao Dia das Mães: assim, seu cliente “entrará” no clima assim que adentrar à sua loja virtual.

Dica 3: Faça promoções e kits especiais para esta data

Crie promoções exclusivas para esta data como, por exemplo, frete grátis a partir de um determinado valor, além de kits especiais e embalagens diferenciadas. Lembre-se: este Dia das Mães será atípico devido às consequências do coronovírus. Por isso, seja criativo em relação aos produtos que seu e-commerce vai oferecer para esta data.

Dica 4: Aposte nas redes sociais

As redes sociais continuam sendo um excelente canal para divulgação da sua marca e dos seus produtos. Seja através de anúncios pagos ou apenas de maneira orgânica, crie publicações criativas para que se destaquem neste ambiente digital.

No caso do Instagram, uma dica interessante é criar publicações em carrossel, além de utilizar os recursos dos stories para criar engajamento com seu público.

Dica 5: E-mail marketing

Dentro do planejamento da campanha para o Dia das Mães, crie promoções exclusivas e divulgue-as através da lista de e-mails. Seu e-mail marketing precisa ser criativo e emocionar os potenciais clientes. Porém, cuidado: evite enviar e-mails diários. Além disso, comece a campanha ainda em abril.

Agora que você já tem dicas para o Dia das Mães, que tal definir uma estratégia mais clara e objetiva? É isso que nós da Ubiqui fazemos: criamos soluções para agregar valor ao seu e-commerce. Quer saber mais? Entre em contato conosco.