Nos últimos anos, muitos profissionais que desenvolvem conteúdo inédito, relevante e de qualidade começaram a implementar ações para monetizar os seus sites e blogs. Ou seja, perceberam que é possível ter um retorno financeiro através dos seus sites e blogs.

Porém, para essa rentabilização é necessário ter um bom ranqueamento nos sites de busca, como o Google por exemplo. Neste contexto, as técnicas de SEO são fundamentais. Mas, afinal, o que é SEO?

Entendendo o que é SEO

SEO significa Search Engine Optimization. Ou seja, nada mais que a otimização para os mecanismos de buscas. Quando esta técnica é utilizada para a construção e desenvolvimento do site ou blog, isso contribui para que ele fique bem ranqueado no Google de maneira orgânica. Esse ranqueamento orgânico significa que o site ou o blog apareceu bem posicionado no Google de maneira natural e gratuita.

Benefícios de um bom ranqueamento orgânico

A pergunta que pode surgir é: afinal, por que esse ranqueamento é tão importante para o site ou blog? Aparecer nas primeiras páginas do Google de maneira espontânea (orgânica) traz reputação e notoriedade para o site, assim como gera um maior tráfego (e isso é fundamental para a rentabilização), além de proporcionar uma diminuição de custos, pois não será necessário investir em campanhas pagas.

O SEO e sua relação com a monetização de um site ou blog

Para que seu site ou blog gere um bom retorno financeiro, ou seja, tenha uma monetização eficiente, é necessário que ele tenha:

  • tráfego (um grande número de visitantes);
  • conteúdo de qualidade e relevante (esse conteúdo irá atrair tráfego);
  • autoridade (para influenciar, positivamente, seus visitantes a realizarem ações publicitárias dentro do ambiente do site ou blog).

Desta forma, atrair esses visitantes (ou seja, gerar tráfego) é uma das variáveis que mais impactam em um primeiro momento para que seu site ou blog gere rentabilização.

Rentabilização do site ou blog: AdSense

Depois de ter um site otimizado com as técnicas do SEO e que aparece, organicamente, nas primeiras páginas de busca do Google através de determinadas Keywords e, com isso, tenha tráfego e audiência, é necessário definir a forma (ou as formas) de rentabilização. Hoje vamos entender melhor como o AdSense funciona.

Google AdSense

O Google AdSense é a plataforma que o Google criou para gerenciar e exibir anúncios. Não entendeu? É bem simples. Sabe aquele site de notícias que você acessa com certa frequência? Provavelmente você deve ter se deparado com banners de anúncios em vários formatos ao longo da notícia. É bem possível que esses anúncios sejam exibidos por meio do Google AdSense. O cadastro no Google AdSense também é bem simples, além de ser totalmente gratuito.

De forma bem simplificada, o Google AdSense funciona assim:

  • O site ou o blog disponibiliza espaços para anúncios, através da colagem do de um código, além de definir onde quer eles sejam exibidos;
  • Os anunciantes definem lances (valores) para exibirem anúncios nos espaços do seu site ou blog em um leilão em tempo real. Os maiores lances ganham e são exibidos no se site ou blog;
  • O Google AdSense cuida do processo de faturamento dos anunciantes e das redes que exibem anúncios no seu site. Os valores destas comissões podem variar de acordo com a política do Google AdSense, mas acesse aqui os valores referentes a abril de 2020

Assim, para que os anunciantes ofereçam grandes lances para anunciarem nos espaços publicitários do seu site ou blog, é necessário que ele tenha um grande número de visitantes, além de ter notoriedade.

Agora que você já sabe como rentabilizar o seu site ou blog, que tal uma consultoria gratuita com uma empresa especializada e focada em negócios digitais? É isso que a Ubiqui faz: cria soluções para agregar valor ao seu negócio. Quer saber mais? Entre em contato conosco.