Atualmente, com a globalização, a esfera da concorrência das empresas é muito mais ampla: pequenos negócios concorrem com empresas de diversos portes e nas mais diversas regiões. E para conseguir se destacar diante deste cenário, pensar e implementar estratégias e ações que promovam o destaque diante da concorrência é fundamental.

Por isso, no post de hoje vamos falar sobre os principais canais de divulgação para os pequenos negócios. Vamos lá?

Contextualizando os pequenos negócios

No Brasil, temos um total de 16.373.924 empresas, sendo que os microempreendedores individuais (MEI), microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP) representam 15.061.821, ou seja, representa, 91,99% do total de empresas brasileiras (Fonte: DataSebrae, 2019).

No geral, as micro e pequenas empresas têm diversas limitações de recursos, sejam eles financeiros, humanos e materiais. Por isso, quando se pensa em canais de divulgação para os pequenos negócios é necessário levar essa restrição em consideração. Porém, com criatividade é possível criar ações e estratégias eficientes para aumentar a sua visibilidade dentro do mercado.

Dicas de como divulgar seu negócio

Levando em consideração todas essas limitações dos pequenos negócios, separamos aqui 4 (quatro) dicas de como divulgar a sua empresa com baixo investimento.

Dica 1: Presença digital

Ter uma presença qualificada na internet é fundamental. Crie uma identidade visual profissional e padronizada para todos os diferentes canais.

  • Website: no geral, o site costuma ser um dos primeiros contatos entre um potencial consumidor e a empresa quando se trata do ambiente digital. É preciso manter o site atualizado e, também, otimizado com técnicas de SEO. Além disso, é necessário ter outros cuidados, tais como: registrar o domínio, segurança, hospedagem, dentre outros.
  • Google Meu Negócio: é o perfil do negócio visível para os usuários dentro do Google e do Google Maps. Gerenciar essa ferramenta e maneira criativa é uma excelente forma gratuita de divulgar a sua empresa.

Dica 2: Redes Sociais

É fundamental se destacar para seu público nas redes sociais. Apesar do Facebook ser, atualmente, a rede social com o maior número de usuários brasileiros, a cada ano o Instagram ganha um maior destaque entre os usuários do nosso país. Então, é fundamental conhecer e dominar esta ferramenta e, assim, maximizar a performance da sua empresa. Tanto no caso do Facebook quanto no Instagram, é necessário que o negócio tenha um perfil profissional. Ou seja, no Facebook é para criar (ou migrar) uma fanpage (e não um perfil pessoal), através do Facebook para Empresas. No caso do Instagram, é o Instagram for Business que possui diversas funcionalidades importantes para uma empresa como, por exemplo, as métricas detalhadas sobre seu público.

  • Instagram Stories: Esse é um recurso muito popular dentre os usuários desta rede social. Por isso, é importante a empresa usá-la a seu favor. Como as publicações nos stories duram 24 horas, é possível criar conteúdos mais rápidos e espontâneos, mas de interesse dos potenciais clientes, tais como: os bastidores do negócio, enquetes, detalhes dos produtos, dentre outros.

Dica 3: Blog

Crie um blog no site para divulgar conteúdo inédito e relevante. Ainda é possível fazer adequações do conteúdo do blog para as redes sociais. A criação e divulgação de bons conteúdos gera autoridade e notoriedade para a marca, atraindo um maior número de leads.

Dica 4: E-mail

Integrado com a produção conteúdo de qualidade, a criação de uma lista de e-mails é bem interessante. Assim, desenvolver ações relacionadas com o envio de e-mail marketing pode ter um impacto muito positivo, tanto na divulgação da empresa como a efetivação de novos negócios.

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