Quando pensamos em Marketing Digital e Funil de Vendas, o objetivo final acaba relacionado, na maior parte das vezes, com a efetivação da venda. Ou seja, a conversão de visitantes em verdadeiros clientes acaba sendo um grande desafio quando se fala em e-commerce. Assim, definir e operacionalizar estratégias concretas que gerem o aumento do volume de vendas no e-commerce é uma das ações mais importantes para a saúde do negócio.

Por isso, no post de hoje vamos trazer dicas de como aumentar a taxa de conversão no e-commerce.

O que é taxa de conversão no e-commerce?

A taxa de conversão é uma das métricas mais importantes quando o assunto é vendas através do e-commerce. Essa taxa é calculada por meio da relação entre o número de visitantes do respectivo site e o número de compras que esses usuários realizam. Quanto mais elevada for a taxa, melhor é o desempenho do seu negócio.

Dicas de como melhorar a taxa de conversão

Agora que você já entendeu o que é taxa de conversão, separamos aqui 5 (cinco) dicas práticas para você melhorar o seu desempenho.

Questões técnicas

A navegabilidade ruim costuma prejudicar bastante o número de conversões do e-commerce brasileiro. É necessário ter um ambiente responsivo, com fotos de qualidade dos produtos, descrições detalhadas, um menu amigável, dentre outros fatores. Ou seja, questões que irão influenciar positivamente na experiência de compra do cliente.

Um outro ponto técnico fundamental é ter um certificado de segurança(SSL), assim como o uso de selos que atestem a segurança do respectivo e-commerce, influenciado a percepção de segurança por parte do consumidor.

Comunicabilidade

Apesar de ser um e-commerce, outro ponto que influencia a percepção de segurança por parte do cliente é ter diversas formas de contato: disponibilize um chat, um telefone e, até mesmo, um contato via WhatsApp para dirimir eventuais dúvidas dos clientes. É importante destacar a necessidade de agilidade e profissionalismo nesta comunicação.

Integração com o e-mail

Não subestime o poder do e-mail: ele pode ser utilizado, por exemplo, para ações de remarketing como estratégia de recuperação de carrinhos abandonados. Para a profissionalização destas ações, é importante ter boas ferramentas de e-mail marketing como, por exemplo, para o disparo e monitoramento de informações concretas relacionadas com a taxa de abertura, cliques, rejeição, dentre outras.

Testes A/B

É importante realizar testes A/B nas diferentes páginas do seu e-commerce para verificar a questão dos banners, cores, títulos e todos os recursos que podem ser testados desta forma. Porém, é necessário realizar estes testes de maneira estruturada para poder monitorar e mensurar a resposta dos visitantes.

Prova Social

Ter comentários, reviews e feedbacks dos seus clientes do e-commerce pode trazer resultados fantásticos. Essa validação de outros clientes traz credibilidade para a marca e segurança para o visitante que pode estar indeciso em efetivar a compra. O gatilho da prova social é uma forma muito positiva de persuadir os visitantes no e-commerce. Porém, é importante ser muito transparente com esta ação: mantenha as avaliações positivas e negativas de quem já comprou determinado produto e/ou é cliente da sua loja virtual, pois isso demonstra que a empresa está constantemente melhorando seus processos e suas práticas, assim como uma verdadeira preocupação e respeito com o cliente.

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