Estratégias de Marketing Digital, na maior parte das vezes, têm ações relacionadas com e-mail marketing que servem para estreitar laços com os clientes e/ou potenciais clientes, além de conquistar conversões com um investimento menor.

O que é e-mail marketing?

O e-mail marketing é a utilização de e-mails para campanhas de Marketing Digital. Seu objetivo principal é criar e manter relacionamentos para, desta forma, gerar um maior volume de vendas, assim como melhorar a retenção. É preciso ter atenção que ações com e-mail marketings não podem ser encaradas como uma versão digital da clássica “mala direta”. Assim, podemos dizer que o e-mail marketing tem como objetivo cultivar um relacionamento.

Tipos de e-mail

No geral, os e-mails são divididos em três categorias:

  • Transacional: estão relacionados com confirmação de compra; envio de nota fiscal; acompanhamento do pedido (rastreamento em relação a data de entrega); criação de conta; descadastro; dentre outros.
  • Relacionamento: Lançamentos de conteúdos; newsletter; pesquisas; atualizações da empresa/produto/serviço.
  • Promocional: Promoção de vendas; lançamento de novos produtos; eventos.

Estratégias para otimizar a conversão do seu e-mail marketing

Separamos aqui 4 (quatro) dicas para você ter uma alta conversão do seu e-mail marketing. Vamos lá?

Dica 1: Criação de uma lista (mailing)

O primeiro passo para ter uma alta conversão no seu e-mail marketing é a criação de uma lista (mailing). O mailing é a lista de contatos (e-mails) para os quais você enviará as mensagens. Não compre uma lista de e-mails, pois esta é uma estratégia extremamente frágil e com resultados muito tímidos. Trabalhe na construção do mailing do seu próprio negócio. Um bom mailing:

  • Precisa ter informações básicas como e-mail, nome e, se for o caso, nome da empresa;
  • É composta por contatos reais que aceitaram entrar na sua lista ou que tenham afinidade real com o seu negócio.

Dica 2: Personalização e Segmentação

Você não terá resultados expressivos se pensar no seu mailing como algo homogêneo e criar e-mails padronizados para essa lista. Por isso, é fundamental segmentar suas campanhas de e-mail marketing e criar e-mails personalizados para cada um destes grupos. Um forma interessante também de segmentar seu público é levando em consideração o estágio em que ele se encontra na jornada do cliente.

Além disso, essa segmentação também é necessária para que se possa atingir os leads que estejam interessados no que você tem a oferecer no respectivo momento.

Dica 3: Cuidado para seu e-mail marketing não virar spam

No geral, spam é aquele e-mail que você recebe sem ter autorizado, ou seja, sem ter fornecido o seu endereço eletrônico para o remetente. No geral, vem de uma lista de e-mails comprada. Já no e-mail marketing houve a autorização para receber as mensagens, ou seja, uma ação de opt-in. Já o contrário é o opt-out: quando o usuário deseja não fazer mais parte da sua lista. No e-mail marketing, para que ele não se torne um spam, é fundamental ter a função de sair do mailing. Além disso, é importante realizar, com alguma frequência, a higienização da sua lista, retirando aqueles endereços inativos e inválidos.

Dica 4: Atenção ao título do e-mail marketing

É fundamental atrair o leitor para seu conteúdo e o papel do título é crucial nesta tarefa. É necessário que o assunto do título seja chamativo, persuadindo o leitor a abrir o e-mail marketing. Outro ponto para ter em atenção é o preview text, ou seja, o preheader, que é uma frase curta inserida no HTML do e-mail marketing que pode ser definido em alguns programas de e-mail. Uma boa criação deste texto curto pode ajudar numa conversão mais alta.

A utilização de e-mail marketing é uma estratégia que, se bem planejada e executada, certamente trará bons resultados para a empresa. Quer entender mais sobre estratégias com e-mail marketing? Que tal uma consultoria gratuita com uma empresa especializada e focada em negócios digitais? É isso que a Ubiqui faz: cria soluções para agregar valor ao seu negócio. Quer saber mais? Entre em contato conosco.