Atualmente, muitas empresas têm sua operação descentralizada, tanto em outras cidades como, até, em outros países. Seja colaboradores, clientes, terceirizados ou parceiros, é muito comum a necessidade de utilização de ferramentas de comunicação para uma interação mais eficiente.

Já falamos aqui sobre o Whereby, que é uma ferramenta gratuita para videoconferência e permite a colaboração entre times remotos e dispersos, tanto através da web quanto pelo celular.

No post de hoje vamos fazer um passo a passo de como usar o Whereby.

Whereby: como começar?

Você precisa criar uma conta no próprio site. A notícia boa: as funcionalidades iniciais são oferecidas de maneira totalmente gratuita. Com esse registro, você já escolhe o nome da sua room (sala). Você pode colocar o nome da sua empresa ou marca, por exemplo, https://whereby.com/ubiqui. A limitação é que na versão free cada login só pode ter uma única sala.

Quais sãos os planos?

O Whereby, atualmente, oferece 3 (três) planos, que são:

  • Gratuito: um único usuário e uma sala exclusiva para reuniões com um total de 4 (quatro) pessoas.
  • Pro: um único usuário/administrador e três salas exclusivas por 9,99 dólares por mês.
  • Business: permite múltiplos usuários e administrador, além de infinitas salas por 59,99 dólares por mês.

Como as reuniões são marcadas pelo Whereby?

Diferentemente de outras plataformas que têm funcionalidades parecidas, não é necessário que seu convidado faça download de nenhum aplicativo, basta enviar o link e clicar em cima. Seu convidado pode, simplesmente, clicar e usar o navegador de sua preferência. Caso ele tenha o aplicativo, pode abrir através dele. Quando seu convidado clica no link, ele vai diretamente para dentro da sala de reuniões.

Funcionalidades do Whereby

Após as pessoas estarem “reunidas” na sala virtual, é possível algumas funções. Vamos falar sobre elas?

  • Câmera (CAM): Vocês podem se reunir compartilhando câmera ou não, é opcional e depende da dinâmica e objetivo de cada reunião;
  • Microfone (MIC): Vocês podem manter o microfone ativo ou inativo para conversarem em tempo real;
  • Compartilhamento (SHARE): esta função é extremamente útil e serve para compartilhar sua tela de trabalho com as demais pessoas da reunião. Na opção “Janela do aplicativo”, é possível escilher qual dos seus arquivos abertos você deseja que os demais visualizem. Por exemplo: Você está com o Word e Excel abertos em seu computador, mas só quer que as pessoas visualizem o Excel: basta escolher essa opção e clicar em cima de “Compartilhar”. O banner de “Interromper compartilhamento” mantém-se na parte inferior da sua tela para quando você quiser parar de compartilhar a respectiva tela escolhida;
  • Gravação (REC): esta opção só está disponível, mesmo pagando, a partir do plano Pro;
  • Chat: esta opção possibilita a troca de mensagens escritas e instantâneas entre os membros da reunião;
  • Pessoas (People): para visualizar os membros da reunião que estão logados na sala;
  • Sair (Leave): é a opção para sair da sala.

Uma outra funcionalidade interessante para o “dono” da sala (administrador) é a “Trancar a sala” (Locked room): para isso, basta clicar no nome da sala no canto superior esquerdo da tela principal e clicar em “Locked room” para trancar a sala e, desta forma, para alguém entrar precisa “bater na porta” e ter autorização do administrador ou “Unlocked room”, que qualquer um pode entrar “sem bater”.

A opinião da Ubiqui sobre o Whereby

O Whereby é, certamente, uma opção extremamente interessante para comunicação focada em negócios, mesmo na sua versão gratuita. Em comparação com outras plataformas similares, o Whereby tem inúmeras vantagens em relação à estabilidade da conexão e suas funcionalidades na versão grátis.

Você precisa de soluções para uma comunicação corporativa mais focada e profissional? Que tal uma consultoria gratuita com uma empresa especializada e focada em negócios digitais? É isso que a Ubiqui faz: cria soluções para agregar valor ao seu negócio. Quer saber mais? Entre em contato conosco.