Quando uma empresa opta por iniciar sua comercialização online, muitas vezes se depara em qual ambiente começar: através de um e-commerce ou um marketplace?

Para entender o panorama do marketplace no Brasil, a Ebit/Nielsen trouxe inúmeros insights sobre o desempenho dos marketplaces brasileiro numa palestra em 2019. Os dados referem-se ao primeiro semestre de 2019 e suas principais descobertas foram:

  • 17,6 bilhões foi o faturamento dos marketplaces no Brasil, correspondendo a um crescimento de 13% em relação ao mesmo período do ano anterior;
  • 36 milhões de pedidos no total;
  • R$ 489,00 foi o ticket médio;
  • 50 maiores marketplaces do Brasil concentram 67% do faturamento da venda online e 55% do total de pedidos.

Ou seja, os marketplace têm um desempenho que pode ajudar a estratégia de venda online das empresas. Por isso, no post de hoje vamos desvendar sobre o funcionamento dos marketplaces e como você pode aumentar as suas vendas através dele. Vamos lá?

Entendendo o que são marketplaces

Os marketplaces são um modelo de negócio que se assemelha a uma espécie de shopping virtual. Do ponto de vista do consumidor, é bem prático, pois reúne diversas marcas em um só lugar. Alguns exemplos de marketplace: Mercado Livre, Americanas, Walmart, Netshoes, Dafiti, Facebook Marketplace, dentre outros.

Os marketplaces monetizam, no geral, em cima de comissões. Ou seja, um percentual sobre a venda. Há alguns modelos que trabalham como uma taxa fixa. Dentre as suas principais vantagens, têm-se:

  • Segurança dos meios de pagamento: a segurança da plataforma, assim como as dos meios de pagamento, é de responsabilidade do marketplace e, no geral, eles fazem um grande investimento nestes quesitos para não fragilizar a credibilidade;
  • Visibilidade: a loja que se encontra dentro do marketplace adquire maior visibilidade;
  • Divulgação: a própria plataforma é responsável pela divulgação. Ou seja, você estará num ambiente conhecido e reconhecido pelo grande público.
  • Diversidade de público: por reunir inúmeras marcas e lojas, o marketplace atrai os mais diferentes tipos de público, o que pode ser uma excelente oportunidade para o seu negócio.

Estratégias para vender mais nos marketplaces

Agora que você já sabe as vantagens do seu negócio estar presente em um marketplace, vamos destacar aqui 4 (quatro) dicas para seus produtos se evidenciarem na plataforma e aumentar as suas vendas.

Capriche na descrição dos produtos

A descrição dos produtos pode ser um diferencial em relação à concorrência. Seja criativo para despertar emoções no seu potencial cliente através de uma descrição que chame a sua atenção. Além disso, é importante informar também sobre as questões técnicas, como peso, dimensões, materiais, cuidados, dentre outros. Outro ponto importante é a escolha das palavras-chave corretas para contribuir para um melhor posicionamento em sites de busca, como o Google. Ou seja, atenção com o SEO.

Utilize o destaque para produtos estratégicos

É interessante escolher o que destacar nos anúncios principais. Dê ênfase para aquelas mercadorias que são mais exclusivas do seu negócio ou que estão com um preço promocional.

Profissionalize as fotografias

Foque na utilização de fotografias de excelente qualidade e que valorizem seus produtos. Fotografias profissionais não significam um alto investimento: com dedicação e empenho, é possível você mesmo tirar fotografias com alta qualidade e com boas montagens. Escolha várias fotografias para cada item: com ângulos diferentes, sendo utilizado, novos fundos, dentre outros.

Tenha um atendimento diferenciado

Responda rapidamente às dúvidas dos potenciais clientes, ofereça mimos para clientes fiéis, divulgue e-mails marketings com as novidades e promoções.

Agora que você já sabe sobre como vender mais através dos marketplaces, que tal uma consultoria gratuita com uma empresa especializada e focada em negócios digitais? É isso que a Ubiqui faz: cria soluções para agregar valor ao seu negócio. Quer saber mais? Entre em contato conosco.