Seja nas lojas virtuais ou físicas, a estratégia de oferecer descontos e fazer promoções é muito comum, principalmente em datas comemorativas ou para liquidar parte do estoque. Porém, muitos empresários ainda ficam muito inseguros ao adotarem esta prática: será que não terei prejuízo? Como fidelizar um cliente que só comprou comigo por causa de uma promoção? No post de hoje, vamos desmitificar este tema. Vem com a gente!

Principais desvantagens das promoções

Já que alguns empresários ficam receosos quando se fala em promoção, oferta ou desconto, vamos começar logo falando das desvantagens.

  • Falta de planejamento: promoção significa preço reduzido, ou seja, uma receita menor para o empresário. Obviamente que se a promoção for mal planejada, ela poderá impactar negativamente no fluxo de caixa da empresa.
  • Sensibilidade ao preço: obviamente que o consumidor irá se sentir atraído pela queda do preço, pois ele é muito sensível às alterações no preço. O importante é usar esta oportunidade para tentar fidelizar o cliente, para que ele volte a consumir mesmo em períodos fora das promoções.

As promoções, quando usadas de maneira estratégica, elas trazem impactos positivos para as vendas, mesmo depois que o período de descontos acabe.

Principais vantagens das promoções

As promoções devem ser planejadas dentro de uma estratégia mais abrangente de marketing. Seus principais pontos positivos:

  • Criação de urgência: a promoção chama a atenção do potencial cliente e, quando bem divulgada, cria um sentimento de urgência e tempo limitado para aproveitá-la.
  • Giro de estoque: uma outra vantagem das promoções é contribuir para a venda daqueles produtos e peças que ficaram em excesso no estoque e/ou que precisam ser vendidos por causa da mudança de coleção ou por causa do prazo de validade mais próximo.

Dicas de quando e como fazer promoções

Agora que você já entendeu que a estratégia de oferecer descontos é importante quando ela acontece dentro de uma estratégia bem planejada, separamos aqui 4 (quatro) dicas para você usar essa ação e maximizar os resultados.

Dica 1: Promoções relâmpago

Quando uma loja ou um e-commerce tem uma rotina de fazer, com certa frequência, promoções relâmpagos, isso faz com que os consumidores fiquem atentos e com expectativa da próxima promoção. Trabalhe bem esta ação, deixando bem claro que o tempo é bastante limitado para, desta forma, seu cliente agir rapidamente e concluir a compra.

Dica 2: Promoções exclusivas

Uma outra ação bem interessante é criar promoções exclusivas para um grupo de clientes como, por exemplo, seus seguidos no Instagram. Outra sugestão é oferecer descontos especiais para os destinatários do seu e-mail marketing.

Dica 3: Promoções em datas comemorativas e especiais

Essa dica pode parecer óbvia, mas não estamos só falando do calendário usual, como Dia das Mães, Natal, dentre outras datas. Use a criatividade e faça ações em outras datas também especiais, como o aniversário da loja, durante a Copa do Mundo, o início do verão… Tente relacionar seu negócio ou o produto que terá desconto, com alguma data: aqui, a imaginação é o limite.

Dica 4: Desconto progressivo

Uma estratégia bem interessante é oferecer o desconto progressivo. Por exemplo: a partir da compra de uma segunda ou terceira unidade, ter um desconto especial. Esse tipo de desconto progressivo pode incentivar seu cliente a comprar uma quantidade maior na sua loja ou e-commerce e aumentando, assim, o ticket médio.

Está mais seguro em utilizar as promoções dentro de uma estratégia planejada de marketing? Se quiser entender melhor como esta ação pode potencializar os resultados da sua empresa, entre em contato e receba uma consultoria gratuita conosco. A Ubiqui cria soluções para agregar valor ao seu negócio físico ou digital.