A cada dia, o brasileiro tem integrado o uso das redes sociais dentro do seu cotidiano. Para se ter uma ideia desta dimensão a We Are Social, em parceria com a Hootsuite, publicou em 2019 uma pesquisa com um panorama geral do uso da internet e das redes sociais pelos brasileiros. Os principais insights foram:

  • 70% dos brasileiros usam a internet, totalizando 149,1 milhões de pessoas;
  • 9h29min é a média diária do brasileiro utilizando a internet;
  • 66% estão ativos nas redes sociais, representando 140 milhões de pessoas;
  • 3h34 é a média diária do brasileiro utilizando as redes sociais;
  • As 4 (quatro) plataformas sociais mais acessadas pelos brasileiros são: Youtube (95%); Facebook (90%); WhatsApp (89%); e Instagram (71%).

Quando o assunto é a utilização das redes sociais para realizar compras por parte dos brasileiros, a Nuvem Shop traz informações bem interessantes sobre o ano de 2018:

  • 21% das compras digitais foram realizadas através das redes sociais;
  • 59% das empresas consideram o Instagram a rede social mais importante para as vendas;
  • 47,9% dos e-commerces perceberam o aumento de visitas e vendas quando utilizaram as redes sociais de maneira orgânica para divulgação.

Assim, a integração dos e-commerces com as redes sociais é um movimento que tem crescido e é importante que as empesas entendam como potencializar as suas vendas através destas plataformas.

Como utilizar as redes sociais para vender mais

Agora que já ficou clara a importância das redes sociais, separamos aqui 4 (quatro) dicas de como utilizá-las para potencializar as vendas do seu e-commerce.

Defina quais as redes sociais mais estratégicas para seu e-commerce

É importante avaliar quais as redes sociais que seu negócio quer estar presente e ativo para interagir com os usuários. Cuidado para não cair na tentação de querer estar presente em todas as redes sociais, mas de maneira aleatória, sem conteúdo, sem presença efetiva e sem interação, pois isso pode fragilizar sua imagem e gerar o oposto do seu objetivo: perder clientes e vendas.

Aumente o engajamento

Antes de pensar em vender, é importante oferecer algo genuíno para seu público que, no caso das redes sociais, é o conteúdo útil. Esse compartilhamento de conteúdo, juntamente com a interação com o público, ajuda a construir tanto uma imagem de credibilidade como aumentar o engajamento com a marca.

Extraia insights sobre o comportamento dos consumidores

Essa presença nas redes sociais, juntamente com a interação com seu público, gera a oportunidade de ver e entender o que as pessoas comentam sobre a sua marca, seu e-commerce, seus conteúdos, seus produtos, os concorrentes do seu negócio, e mais uma infinidade de informações que podem ser utilizados para compreender o comportamento dos seus clientes e potenciais clientes. Com isso, será mais eficaz a definição de determinadas estratégias de Marketing Digital.

Gere vendas

Uma presença positiva e relevante nas redes sociais gera o aumento de vendas, pois são espaços que atraem, engajam e convertem os clientes. Utilizando o Instagram como exemplo: é possível optar por um Call to Action (CTA) para sua plataforma de e-commerce, seja na BIO ou nos Stories. Porém, é possível utilizar a ferramenta Instagram Shopping para diminuir o caminho de compra do seu cliente. Para isso, basta cadastrar os produtos no marketplace do Facebook e fazer a marcação nos posts.

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