O Dia do Consumidor foi criado pelo presidente norte-americano John Kennedy em 1962, com o objetivo de celebrar a importância dos direitos do consumidor. Em 1985 esta data foi reconhecida, oficialmente, pela Organização das Nações Unidas (ONU). Porém, atualmente, esta data adquiriu um caráter mais comercial e de promoções, dando uma aquecida nas vendas no mês de março.

No Brasil, esta data adquiriu mais popularidade a partir de 2014 e, desde então, integrou o calendário promocional do comércio eletrônico. Algumas lojas ampliam a data, promovendo a Semana do Consumidor.

Dia do Consumidor: dados de 2019

A Social Miner, juntamente com a equipe da Vindi, desenvolveram um Relatório sobre a semana do consumidor em 2019 no e-commerce brasileiro. As categorias que tiveram a maior representatividade de vendas foram: beleza e saúde (35,04%); seguida por informática (16,5%); e moda (14,42%). Além disso, o valor do ticket médio foi de R$475,56.

A categoria com o valor mais alto foi a de eletrônicos, com um ticket médio de R$1.462,00. Para ilustrar, seguem os tickets médio de outras categorias: moda (R$407,83); bebês (R$150,00); e beleza e saúde (R$144,57).

Para você aproveitar e vender mais, separamos 4 (quatro) dicas para seu e-commerce ter sucesso no Dia do Consumidor.

Planeje-se com antecedência

Como em qualquer data onde se estima o aumento de vendas pelo e-commerce, é necessário fazer um bom planejamento das ações para poder se preparar com antecedência. É necessário negociar com os fornecedores (tanto em relação aos preços, quanto em relação à quantidade de produtos e prazos), assim como avaliar a capacidade do seu servidor de receber esse aumento de fluxo no e-commerce, sem prejuízo para a velocidade de navegação e nem os acessos, evitando as instabilidades da plataforma.

Além disso, é fundamental planejar as campanhas, tanto as gratuitas quanto as pagas, para evitar a divulgação de materiais amadores e com erros.

Ou seja, com a definição do Marketing Digital da sua empresa, o Dia do Consumidor será planejado com antecedência, assim como outras datas comemorativas.

Seja transparente com seu consumidor

Ser honesto com seu cliente é fundamental em todos os tipos de negócios e formatos e isso inclui, também, o e-commerce. É importante transmitir informações claras e, caso opte por ações promocionais, que elas sejam realmente relevantes. Qualquer tipo de tentativa de enganar o público pode prejudicar a reputação da marca.

Crie cupons de descontos e promoções

Uma outra dica interessante é a criação de cupons de descontos para o Dia ou Semana do Consumidor. Eles colaboram para a concretização da compra pelo seu público. Uma outra ação interessante é fazer promoções com determinadas categorias de produtos, sejam aquelas da estação anterior ou que se encontram “parados” no estoque.

Estas ações podem estar associadas a divulgações direcionadas, por exemplo, nas redes sociais.

Divulgue pelas redes sociais

Como o Dia do Consumidor ainda não é muito conhecido como outros eventos comemorativos (como exemplo, a Black Friday), é fundamental despertar o interesse dos clientes para esse Dia ou Semana do Consumidor. Você pode, logo no início de março, chamar a atenção dos seus seguidores para este período especial, através de posts específicos, sejam eles patrocinados ou não. Uma outra sugestão para conquistar engajamento é fazer sorteios durante o período. Use a criatividade e imaginação para dialogar com seus clientes nas redes sociais e aumentar as vendas do seu e-commerce no Dia do Consumidor.

Agora que você já tem dicas para o Dia do Consumidor, que tal definir uma estratégia mais clara e objetiva? É isso que nós da Ubiqui fazemos: criamos soluções para agregar valor ao seu e-commerce. Quer saber mais? Entre em contato conosco.