Quando uma organização quer iniciar um novo projeto como, por exemplo, o desenvolvimento do site institucional, a criação do e-commerce, dentre outros, é avaliado o que vale mais a pena: contratar uma empresa especializada ou um freelancer? No post de hoje vamos analisar os prós e contras de cada uma destas opções.

O que é um freelancer?

O freelancer é um profissional autônomo que trabalha na execução de um determinado projeto bem definido para o qual foi especificamente contratado. Apesar de ter um cronograma pactuado com o contratante, o freelancer tem autonomia para a escolha do local de trabalho (muitas vezes eles trabalham em home office, por exemplo) e de como vai trabalhar, desde que os prazos e entregas sejam cumpridos.

Os contatos entre o freelancer e o contratante podem ser a distância, através de telefone, e-mail, WhatsApp, Skype, dentre outros; ou através de reuniões presenciais. Alguns atuam de maneira mais profissional, com a assinatura de contratos e/ou emissão de notas ficais; e outros preferem a informalidade.

De qualquer forma, o freelancer é um prestador de serviço temporário e não um colaborador da organização.

Contratação de freelancers: vantagens e desvantagens

Como em qualquer situação, há prós e contras em relação a este tipo de contratação. Os principais pontos fortes são:

  • Custos: no geral, uma das variáveis que mais atrai na hora de optar por este tipo de profissional é a possibilidade de redução de custos por parte do contratante.
  • Grande diversidade de profissionais: atualmente, há muitas plataformas que aproximam contratantes e freelancers e que muitos profissionais estão cadastrados, das mais diversas especialidades, o que gera uma grande gama de opções para quem vai contratar.
  • Praticidade: muitas vezes, devido à informalidade que envolve a relação, a contratação de um freelancer costuma ser um processo feito com bastante rapidez.

Existe, no entanto, uma série de desvantagens e riscos nesse tipo de contratação que podem ocasionar uma série de possíveis problemas para a empresa contratante.

  • Pouco controle sobre a atividade: um freelancer é um profissional contratado com autonomia, sendo que o contratante tem pouco controle sobre o processo como um todo. O controle ocorre em cima das entregas e resultados. Por trabalhar sozinho, muitas vezes o freelancer se depara com imprevistos que podem impactar nas entregas, gerando atraso ao cronograma.
  • Possíveis problemas com leis trabalhistas: o risco de processos trabalhistas sempre existe, por mais que tenha se tornado menos comum.

E a contratação de uma empresa especializada?

É comum acreditarem que a contratação de uma empresa especializada para o desenvolvimento de um site ou e-commerce é um processo extremamente dispendioso e, por isso, optam pela contratação de um freelancer. Porém, isso não é verdade.

Aqui, vamos destacar as principais vantagens na contratação de uma empresa especializada:

  • Preços atrativos: as empresas especializadas, por trabalharem focadas com algumas soluções, muitas vezes conseguem oferecer preços extremamente atrativos, com excelente custo-benefício.
  • Processos formalizados: ela possui a formalização dos processos, desde o momento do briefing, assim como a assinatura de contrato, emissão de notas fiscais, dentre outros. Ou seja, os processos ocorrem dentro das normas vigentes.
  • Continuidade: como a contratação é de uma empresa, mesmo que um dos colaboradores tenha algum imprevisto, é possível manter o cronograma estipulado, pois a empresa está preparada para este tipo de percalço.
  • Agilidade: a empresa especializada conta com um time de colaboradores e, com isso, consegue imprimir rapidez para o desenvolvimento de um novo projeto.

Ou seja, por estas características, no geral a contratação de uma empresa especializada gera uma maior segurança para o desenvolvimento do projeto.

Está convencido sobre a importância de realizar parceria com empresa especializada e com muitos anos no mercado? Quer saber mais? Entre em contato conosco e receba uma consultoria gratuita. A Ubiqui é especialista em criar soluções para a geração de negócios. Conte com o melhor time do mercado e focado no resultado para o cliente.