Dentro da estratégia de Marketing Digital, muitas empresas adotam a ação de envio de e-mail marketing. Além de ser necessário escrever um conteúdo atrativo, que não se perca dentro da caixa de e-mail do cliente, há também o desafio: para quem enviar? Quando se pensa na estratégia de Inbound Marketing, torna-se mais natural que esta lista de destinatários virá dos leads qualificados do topo do Funil de Vendas.

E-mail marketing: comportamento das empresas e dos consumidores

A pesquisa E-mail Marketing Trends 2018 trouxe inúmeras informações sobre como as empresas lidam com isso:

  • 96,1% acreditam na eficácia da estratégia de e-mail marketing;
  • 48,6% enviam e-mails semanalmente;
  • 68,2% conhecem o tamanho da sua base de e-mails;
  • 58,1% constroem a lista de e-mails a partir de assinaturas de newsletters realizadas no site/blog;
  • 53,9% consideram que o maior desafio manter uma lista de e-mails ativa e engajada.

Já em relação ao comportamento do consumidor, os insights foram:

  • 95,9% conferem a caixa de entrada do e-mail diariamente;
  • 91% utilizam smartphones para este acesso;
  • 78,4% gostam de receber newsletters;
  • 76,8% já realizaram uma compra a partir do recebimento de um newsletter.

Ou seja, percebe-se que ações relacionadas com e-mail marketing, quando bem pensadas e direcionadas, podem trazer bons resultados para os negócios.

Dicas para gestão da base de e-mail marketing

Outro grande desafio é: afinal, como criar uma base de contatos qualificadas para o envio de e-mail marketing e como gerar engajamento com esta base? Separamos aqui 4 (quatro) dicas para você definir os conteúdos de acordo com o perfil da sua base e gerir estas listas.

Atenção aos conteúdos para o e-mail marketing

Há diversas opções de conteúdo quando o assunto é uma campanha de e-mail marketing. A primeira coisa é conhecer os diferentes perfis existentes na sua base e segmentá-los. Com isso, segmentar também o envio de conteúdo. Uma forma simples de desenvolvimento de conteúdo é utilizar o conteúdo do blog do site para a campanha, através do envio de e-mails informando sobre a nova postagem.

Uma outra estratégia é construir conteúdo exclusivo para as listas de e-mail. O conteúdo promocional é essencial, mas não pode dominar todos os seus envios. É necessário também ter uma preocupação estética com o conteúdo, ou seja, como ele se apresenta em relação ao layout responsivo.

Outro ponto que é a construção do título: ele precisa ser pensado e definido de maneira estratégica, que instigue a curiosidade da sua base para a abertura do respectivo e-mail.

Criação de landing pages

As landing pages podem ser uma excelente estratégia para alimentar sua base de listas de e-mails, pois são criadas com objetivos bem específicos e definidos e, com isso, o lead capturado através delas poderá ser segmentado.

Conteúdos diferenciados

Uma outra estratégia que gera bons resultados é disponibilizar conteúdos relevantes (como e-books, infográficos, white papers, dentre outros) mediante a um questionário simplificado. Com isso, é possível conhecer um pouco mais do contato interessado e, assim, segmentá-lo de maneira mais eficiente dentro da estratégia de e-mail marketing.

Métricas

Realizar uma gestão assertiva das métricas também é fundamental para se alcançar bons resultados. É necessário entender quais ações têm gerado melhores resultados e quais as ações que não têm dado a resposta esperada. Algumas métricas:

  • Abertura;
  • Abertura/entregues (%);
  • Cliques/entregues (%);
  • Cliques/aberturas (%);
  • Conversão;
  • Conversões/entregues (%);
  • Testes A/B.

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