Quando falamos de negócios online, aparecer nos motores de busca é essencial. Para entender sobre o comportamento do brasileiro em relação ao consumo através da internet, a Pesquisa TIC Domicílios 2018 analisou o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação dentro dos domicílios brasileiros e trouxe alguns insights relacionados com o e-commerce:

  • 60% das pessoas pesquisam os preços online.
  • 34% comprou ou encomendou produtos ou serviços pela internet, totalizando 43,7 milhões de brasileiros.
  • 58% das pessoas que compraram pela internet utilizaram como canal de compra os sites de lojas.

Ou seja, tem-se tornado um hábito para o brasileiro realizar pesquisas pela internet antes de comprar um produto ou serviço, mesmo que a compra não seja virtual. Por isso, é necessário que as empresas entenderem esta jornada de compra para estar presente em cada uma destas fases.

Como funciona o Google?

Para um negócio, aparecer na primeira página do Google é a grande vitória. Mas você sabe como funciona o Google? O Google tem um sistema (GoogleBot) que funciona 24 horas por dia “lendo” as páginas (desde textos, imagens, áudios, dentre outros). Através desta “leitura” e das palavras-chave, ele vai determinar os temas daquele site, construindo uma espécie de índice. Quando alguém faz uma pesquisa no Google, vários critérios são utilizados para o ranqueamento como, por exemplo:

  • Relevância do conteúdo;
  • Número de pessoas que acessam a página;
  • Tempo de permanência.

Na verdade, são mais de 200 (duzentos) fatores que influenciam o ranqueamento.

Aparecendo no Google: principais fatores

O Google não divulga especificidades do seu algoritmo e nem quais variáveis pesam mais ou menos. Porém, é possível identificar 5 (cinco) pontos principais para ajudar o seu produto aparecer no Google.

Indexe seu site no Google

Importante você indexar seu site no Google. Uma maneira rápida é através da ferramenta Google Search Console que tem o cadastro gratuito. Depois de fazer o login, basta seguir os passos: a ferramenta é muito simples e intuitiva.

Otimize seu site

Mais uma vez o SEO (Search Engine Optimization) mostra-se essencial para uma boa estratégia. É fundamental otimizar o site para que seu produto ou serviço não apenas apareça no Google, mas que ele fique bem ranqueado. Além disso, utilizar as palavras-chave no título e nos subtítulos.

Foco no conteúdo

É fundamental que a descrição dos seus produtos não seja uma cópia do conteúdo do fabricante, por exemplo. É necessário investir em descrições interessantes e criativas. Além disso, é necessário ter imagens com qualidade. Não adianta você ter o melhor produto do mundo se a imagem é desfocada ou transmite uma ideia de amadorismo. Vender pela internet significa passar credibilidade para o potencial cliente e uma imagem profissional ajuda a construir essa relação de confiança. Também é importante focar no título dos produtos para que tenha a palavra-chave e seja relevante.

Conecte seu site às redes sociais

Uma outra variável utilizada pelo Google para o ranqueamento é o compartilhamento de conteúdo dentro das redes sociais, como Instagram e Facebook, por exemplo. Por isso, mantenha suas páginas nas redes sociais sempre atualizadas e com publicações de qualidade.

Seja profissional

Uma boa estratégia digital envolve, necessariamente, uma presença profissional no mundo online. Para isso, é necessário contar com parceiros que tenham expertise no desenvolvimento de soluções customizadas e direcionadas no ambiente digital. E é isso que a Ubiqui faz: cria soluções para agregar valor ao seu negócio. Quer saber mais? Entre em contato conosco.