Panorama do uso das redes sociais no Brasil

Há muito tempo que as redes sociais deixaram de ser ambiente apenas para o lazer e se tornaram bons locais para descobrir potenciais clientes, assim como a geração de novos negócios.

A We Are Social, em parceria com a Hootsuite, publicou em 2019 uma pesquisa com um panorama geral do uso das mídias sociais pelos brasileiros. Os principais insights foram:

  • 70% dos brasileiros usam a internet, totalizando 149,1 milhões de pessoas;
  • 66% utilizam ativamente as mídias sociais, num total de 140 milhões de usuários;
  • 9h29min é a média diária do brasileiro utilizando a internet;
  • 3h26min é a média diária utilizando as redes e mídias sociais;
  • 130 milhões de contas brasileiras ativas no Facebook;
  • 69 milhões de contas brasileiras ativas no Instagram;
  • 35 milhões de contas brasileiras ativas no LinkedIn.
  • 89% dos usuários da internet no Brasil fazem pesquisa online de produtos e serviços para consumirem;
  • 68% dos usuários da internet no Brasil realizaram compra online nos últimos 30 dias.

Ou seja, o brasileiro gasta muitas horas diárias direcionadas para as redes sociais, além de ter o hábito de comprar pela Internet. Assim, é necessário pensar em estratégias para estar presente neste ambiente e gerar novas vendas.

Potencializando as vendas através das redes sociais

Para utilizar as redes sociais de maneira eficiente e que gerem bons resultados para seu negócio, separamos aqui 4 (quatro) dicas.

Dica 1: Conheça seu público

A primeira coisa é conhecer bem o seu público-alvo para definir estratégias direcionadas. Uma das vantagens de atuar nas redes sociais é a possibilidade de direcionar a comunicação para públicos específicos.

As redes sociais trazem uma maior exposição para as empesas e marcas, o que pode significar um risco, visto que qualquer deslize pode adquirir grandes repercussões. Por isso, é fundamental ter muita atenção com a imagem da empresa, desde a padronização da identidade visual, assim como a linguagem utilizada (tanto em relação a ortografia, como o tom de voz) e a qualidade do conteúdo (sempre utilizar materiais com boa qualidade, incluindo as fotografias).

Dica 3: Canais de vendas

De acordo com o tamanho do seu negócio e seus objetivos, não é imprescindível ter um e-commerce. É possível utilizar as redes sociais para divulgar os produtos, utilizar o WhatsApp para se comunicar com o potencial cliente e oferecer uma forma de pagamento online. Porém, essa forma pode gerar insegurança por parte de alguns clientes, além de ser pouco prático e muito lento. Uma opção é ter uma loja virtual dentro do Facebook e do Instagram. Para otimizar esta opção, é muito interessante integrar sua plataforma de e-commerce com a rede social: é possível automatizar vários processos, ganhando muita rapidez.

Dica 4: Anúncios pagos

Apesar de ser possível utilizar as redes sociais para potencializar as vendas de maneira gratuita, os algoritmos do Facebook e do Instagram têm tornado esta atividade mais complicada, pois eles permitem que apenas uma pequena parcela dos seguidores visualizem as publicações de maneira orgânica. Por isso, uma possibilidade é realizar anúncios pagos, que podem ser direcionados para o perfil do seu público, atingindo também uma maior quantidade de pessoas.

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