A cada dia, o número de brasileiros conectados à internet tem aumentado. Realizar compras online tem-se tornado mais frequente nos últimos anos. Ou seja, quando se pensa em Marketing, é necessário entender esse novo ambiente digital para que as ações sejam integradas. Mesmo para aquelas empresas que têm como estratégia de vendas o ambiente offline, pensar e atuar no ambiente online é fundamental, visto que seu potencial cliente está totalmente conectado. “Estar presente onde seu cliente está”, mais do que nunca, tornou-se um mantra fundamental para o século XXI.

Como as pessoas estão cada vez mais conectadas, é necessário que as empresas reavaliem suas estratégias de marketing. Para entender mais sobre as diferenças entre o Marketing Tradicional e o Marketing Digital, vamos trazer alguns conceitos. O Marketing, para Philip Kotler, é a “ciência e a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um mercado-alvo de maneira lucrativa. Assim, o Marketing identifica necessidades e desejos não realizados. Para isso, define, mede e quantifica o tamanho do mercado identificado e o potencial de lucro”.

Já o Marketing Digital envolve atividades executadas no ambiente online para divulgar e vender produtos através da geração de novos negócios, criação de relacionamentos ou fortalecimento da marca. Ou seja, envolve ações no ambiente digital, mesmo que o foco da empresa não seja atuar, exclusivamente, neste contexto. Daí, desdobra-se o conceito de Inbound Marketing.

Marketing Digital: principais benefícios e ferramentas

O Marketing Digital utiliza inúmeras ferramentas para atingir os resultados desejados e, em relação ao Marketing Tradicional, apresenta vários benefícios. Esses principais benefícios são:

  • Direcionamento para o público certo: as suas ações possibilitam o alcance de um público maior (quantitativamente), como também um público mais segmentado (qualitativamente).
  • Aumento do relacionamento com o cliente: é possível aumentar a interação com seu público, com respostas em tempo real, além de recebimento de feedbacks.
  • Acompanhamento de resultados: é fundamental acompanhar e analisar as métricas para entender se as ações estão atingindo os objetivos definidos ou não.

Já em relação às principais ações e ferramentas, temos:

Persona

Persona é um termo utilizado para definir um tipo fictício de cliente ideal entre aqueles que compõem o seu público-alvo. Isso é feito a partir da união de suas principais características, hábitos e interesses, incluindo gênero e faixa de renda.

Site Institucional

Quando se fala em Marketing Digital, é necessário criar a presença digital da empresa e, também, o site institucional. Esse contato inicial é importante e, por isso, é necessário que esse site transmita a verdadeira essência da empresa. Além disso, é necessário que ele tenha informação de qualidade, assim como atualização constante.

Marketing de Conteúdo

É o desenvolvimento de conteúdo significativo e com qualidade. Através dele a empresa torna-se autoridade e referência dentro do segmento em que atua gerando, de maneira espontânea, engajamento com a marca, além de tráfego orgânico e da geração de leads.

SEO (Search Engine Optimization)

Também conhecido como otimização, envolve inúmeras ações com o objetivo de otimizar o ranqueamento em sites de busca, como o Google. Dentre os benefícios de se utilizar técnicas de SEO, têm-se: geração de tráfego; impacto positivo na reputação; aumento das vendas; e custos reduzidos relacionados com ações de marketing.

Call to Action

O CTA, ou o Call to Action, é qualquer chamada que tem como objetivo fazer com que o usuário ou visitante realize alguma ação como, por exemplo, assistir a um vídeo, acessar um site ou baixar um e-book. O CTA é uma ferramenta de Marketing Digital indispensável para o verdadeiro sucesso da estratégia e alcance de resultados.

O planejamento do Marketing Digital é fundamental para qualquer empresa, mesmo para aquelas que não pretendem investir na criação de um e-commerce. Estar presente e interativo nos ambientes onde estão seu público é essencial. Quer saber mais como o Marketing Digital pode aumentar as vendas da sua empresa? Receba uma consultoria gratuita conosco. A Ubiqui tem soluções individualizadas para atender o seu negócio.