Quando se trata de vendas, as datas comemorativas, no geral, acabam impulsionando os números. Durante muito tempo só o varejo tradicional criava estratégias e ações para aproveitar tais ocasiões. Porém, como o aumento das vendas através do e-commerce e o amadurecimento destas lojas virtuais, há inúmeros esforços nesta direção: aproveitar estas datas para vender mais. No post de hoje vamos dar dicas de como usar essas datas especiais para dar uma aquecida nas vendas.

Principais datas comemorativas para o comércio

Com criatividade, é possível fazer um calendário com várias datas: desde as mais tradicionais (como as listadas a seguir), como as alternativas como, por exemplo, o Dia da Mulher ou o Dia do Cliente.

Dias das Mães

Em 2019, o e-commerce faturou R$2,2 bilhões no Dia das Mães, em um total de 5,5 milhões de pedidos, com um ticket médio de R$402,00 (Fonte: Nielsen, 2019). Para o segundo domingo de maio, no geral, artigos de beleza acabam ganhando destaque, em especial perfumaria e maquiagem. Acessórios, como sapatos e bolsas também têm um bom desempenho. A telefonia celular, e seus respectivos acessórios, também têm suas vendas acrescidas.

Dias dos Namorados

Nesta data romântica que, no Brasil, é comemorada em 12 de junho, há um incremento de vendas de artigos de moda e perfumaria, tanto masculinos quanto femininos. Porém, outros tipos de artigos também podem se beneficiar, desde que defina e implante uma boa estratégia.

Dias dos Pais

No e-commerce 2019, o Dia dos Pais superou o Dia das Mães em termos de faturamento, apresentando um ticket médio de R$ 421,00. Em relação às categorias de produtos, as mais procuradas foram: “Perfumaria e Cosméticos / Saúde”, seguida de “Moda e Acessórios” e “Casa e Decoração” (Fonte: Nielsen, 2019).

Dia das Crianças

Nesta data, brinquedos e eletrônicos fazem um grande sucesso entre a criançada. A divulgação precisa ocorrer entre os filhos, para despertar o interesse deles, e entre os pais: que comprarão os presentes para surpreender e alegrar as crianças.

Black Friday e Natal

Essas duas datas estão bem consolidadas no calendário do e-commerce. Em especial a Black Friday que, nos últimos anos, ganhou força nas vendas online. Dentro da Black Friday tem a data derivativa da Cyber Monday que, no caso do Brasil, ainda não tem um grande destaque, pois a maioria das plataformas preferem chamar o período geral de Black Friday.

E, aproveitando o desempenho da Black Friday, surge as compras de Natal que, historicamente, acaba sendo um período com muitos resultados positivos. A grande vantagem do Natal em relação ao Dia das Mães e ao Dia dos Pais, por exemplo, que todas as categorias de produtos sentem o aumento de vendas, não existindo um direcionamento mais específico.

Dicas para vender mais nas datas comemorativas

Selecionamos para você 4 dicas práticas e fáceis para serem implementadas no seu e-commerce para te auxiliar a aumentar as suas vendas nestas datas especiais.

Planeje um calendário de vendas

Um bom planejamento começa por entender seu público-alvo, suas características e hábitos para, a partir desta análise, associar com o seu produto para definir quais datas comemorativas fazem sentido para investir no seu e-commerce. Com base nestas informações, crie seu calendário de vendas. Priorize as datas com maior aderência ao seu negócio e faça seu calendário de vendas para o ano todo.

Adapte seu site ao tema especial

As lojas físicas têm o recurso de trabalhar a vitrine e, nas datas especiais, essa decoração é incrementada. O e-commerce pode trabalhar também com o visual da plataforma, o layout e as cores, para se tornar atrativo para os potenciais clientes. Ou seja, mantenha sempre seu site atualizado.

Faça promoções verdadeiras

Aproveite a ocasião para oferecer bons descontos, principalmente naqueles produtos que não tiveram o desempenho esperado nos meses anteriores. Além disso, de acordo com seu negócio, crie kits promocionais ligados à data comemorativa como, por exemplo, durante o Dia dos Namorados oferecer kits com embalagem temática.

Divulgue

Não adianta você realizar o melhor planejamento e criar as melhores promoções se essas informações não chegarem ao seu público. Por isso, a divulgação é essencial. Neste sentindo, as redes sociais (como o Instagram e o Facebook) serão essenciais. Usar o recurso de sorteios no perfil da empresa é uma boa estratégia. Há também os recursos de propagandas pagas: avalie os resultados destas ações para entender até que ponto vale a pena investir nesta estratégia. O e-mail marketing é um recurso gratuito que tem bons resultados.

Assim, as datas comemorativas são muito importantes para alavancar as vendas do seu e-commerce. Está com dúvidas de como aproveitar melhor todas as potencialidades do seu e-commerce? Receba uma consultoria gratuita conosco. A Ubiqui tem soluções individualizadas para atender o seu negócio.