Nos últimos anos, as empresas perceberam a importância de entender e criar estratégias de Marketing Digital. Especificamente, investir em ações de Inbound Marketing têm proporcionado resultados sólidos para os negócios, tanto para empresas que têm apenas atuação física, como aquelas que também ofertam seus produtos e serviços no ambiente digital. Assim, atrair leads tem sido uma das estratégias utilizadas pelas empresas que desejam potencializar sua geração de negócio de maneira crescente e estruturada.

Entendendo o conceito de leads

Antes de explicar o conceito de leads, é necessário compreender o conceito de Funil de Vendas. O Funil de Vendas é uma representação das etapas que um potencial cliente caminha, levando em consideração desde o primeiro contato com a empresa (esse contato não precisa, necessariamente, ser físico) até o momento do fechamento do negócio. A escolha da figura do funil para essa representação ocorre porque na sua parte inicial e mais larga (seu topo) tem-se um número grande de potenciais clientes. Porém, ao longo deste percurso, seu formato se afunila, representando que um número bem menor de clientes chega aos seu fundo que é a efetivação da compra. Assim, os leads aparecem no topo do funil: quanto maior o número de leads, estima-se que será maior o número de clientes no final desta jornada.

Estratégias para aumentar o número de leads

Ter muitos leads é fundamental para uma estratégia de Inbound Marketing bem-sucedida. Esse potencial cliente que demonstrou algum tipo de interesse pelo produto ou serviço que sua empresa vende e que você conseguiu captar suas informações de contato vai alimentar o Funil de Vendas. E para ajudar a sua empresa nesta captação, listamos aqui algumas ações para que você aumente o número de leads.

Formulários Simples

Lembre-se que para ter um lead é necessário ter como entrar em contato com esse potencial cliente. Por isso, é necessário que ele preencha algumas informações, como e-mail, celular, dentre outras. Quanto mais longo e complexo este formulário, maior a chance dele desistir de compartilhar esta informação. Assim, é fundamental pensar em um formulário bem simples para que haja um menor número de desistências.

Conteúdos Relevantes

Desenvolvimento e disponibilização de conteúdo inédito e relevante para seu público é uma das melhores estratégias para atração de leads. Uma dica importante é otimizar esse conteúdo com técnicas de SEO para atrair um número ainda maior de público. Esse conteúdo pode ser disponibilizado em vários formatos, como e-books, posts no blog, planilhas, webinars, dentre outros.

Redes Sociais

Estar presente e interativo nas redes sociais (Instagram, Facebook e LinkedIn) é fundamental tanto para estreitar o relacionamento com seus clientes e potenciais clientes, assim como adquirir autoridade entre seu público e, a partir daí, criar tráfego orgânico para a geração de leads. De acordo com a rede social, as estratégias a serem utilizadas para a captação de leads será diferente: CTA (Call to Action), link na Bio, criação de eventos, hashtags, criação de comunidades, dentre outras. O fundamental é inserir na estratégia uma forma simples de captar informações deste tráfego.

E, agora, o que fazer com esses leads?

O grande objetivo de captar leads é para que seja possível conduzi-los através do Funil de Vendas para, no final, o maior número vire clientes através da efetivação da compra. Conhecendo um pouco mais o seu público e tendo como contatá-lo, é possível realizar uma aproximação mais efetiva, oferecendo algo que é do interesse dele. Esse contato pode ser:

  • Através de e-mails marketing promocionais ou informativos;
  • Contatos individualizados, seja por e-mail, ligação ou mensagem de WhatsApp, apresentando um orçamento.

Com estas dicas, com certeza você começará 2020 com excelentes resultados! Está com dúvidas e não sabe por onde começar a desenvolver suas estratégias para aumentar o número de clientes? Conte com a Ubiqui e suas soluções individualizadas. Receba uma consultoria gratuita conosco.