Depois do aquecimento das vendas durante a Black Friday e o Natal, o e-commerce vê seus números caírem drasticamente no mês de janeiro. Isso acontece por inúmeros motivos: a intensificação das compras em novembro e dezembro; o 13º salário comprometido; férias para grande parte das pessoas; gastos com material escolar; pagamento de IPTU, de IPVA; dentre outros. Ou seja, no geral as pessoas acabam focando em outras atividades, além de assumir outros compromissos financeiros e o e-commerce acaba sentindo todos estes efeitos.

Assim, é fundamental durante o planejamento 2020 dar atenção especial para definir ações focadas no mês de janeiro. E aqui vamos sugerir para você algumas estratégias para aumentar suas vendas durante janeiro.

Marketing Digital

Não tem como fugir: se você tem um e-commerce, precisa entender as ferramentas de Marketing Digital para utilizá-las de maneira inteligente e eficiente. O e-mail marketing pode ser uma estratégia interessante, porém é necessário conhecer bem seu público e dividi-lo por grupo de interesses. Assim, o e-mail marketing poderá gerar resultados concretos. Além disso, ao longo de todo o ano investir no Inbound Marketing para colher os resultados durante todos os meses, inclusive em janeiro, é uma outra estratégia bastante sólida: ações de SEO, Marketing de Conteúdo e presença nas redes sociais são algumas destas ações exitosas.

Descontos

Para que a empresa não comprometa seu fluxo de caixa, é necessário que ela conheça toda a capacidade financeira e seus limites em relação a sua política de preço. Tendo esta base, é bem interessante criar ações específicas promovendo descontos e “queima de estoques” neste mês que tem um número baixo de vendas. Porém, é necessário ter muito respeito ao consumidor, sem tentar enganá-lo. Faça promoções e descontos reais e imperdíveis e instigue o sentimento de urgência nos seus clientes.

Atendimento

No geral, o e-commerce intensifica o atendimento nos meses de novembro e dezembro. Porém, no mês de janeiro, não há um planejamento desta mão-de-obra e acaba gerando muitos colaboradores em férias ou a dispensa da mão de obra temporária. A depender do negócio do e-commerce, ter um bom suporte para esclarecimento de dúvidas dos clientes é fundamental e pode fazer a diferença no momento da efetivação da compra. Diversifique as formas de contato entre o cliente e sua empresa para facilitar a jornada de compra.

Política de Troca

Defina uma Política de Troca que transmita confiança para seus consumidores, inclusive para aqueles que se encontram indecisos na hora da efetivação da compra. Deixe de maneira clara, simples e acessível para seu cliente qual é a Política de Troca da empresa.

Custos de Frete

No geral, o e-commerce promove ações atrativas de frete para o Natal como, por exemplo, frete gratuito para compras acima de X valor e, passado os festejos, esquece de que o frete é uma das variáveis analisadas pelo consumidor quando se fala de e-commerce. Continuar pensando em formas de oferecer o frete gratuito para o cliente e que, obviamente, não comprometa a operação da empresa pode ser o diferencial para que as vendas se mantenham também em janeiro.

Manter o volume de vendas em janeiro é sempre um desafio e no e-commerce, obviamente, não é diferente. Porém, com planejamento e criatividade, certamente é possível otimizar e muito esse período. E para conseguir esse desempenho, é fundamental contar com parceiros de confiança. Por isso, conte com a Ubiqui que trabalha com inovação e cria soluções customizadas para cada um dos seus parceiros. Ficou curioso para saber o que a Ubiqui pode fazer por seu e-commerce? Entre em contato conosco.