Quando se fala em criar um site profissional para a empresa, no geral a maior preocupação acaba relacionada com aspectos visuais e comerciais (como, por exemplo, se vai ser um e-commerce). Questões relacionadas com o tipo de hospedagem acabam sendo colocadas em último lugar na lista de pontos a serem observados. E isso é um grande erro! Hoje vamos analisar os 3 (três) tipos mais comuns de hospedagem para ajudar na hora da definição. Vamos lá?

Hospedagem: o que eu preciso saber?

Hospedagem de site é o serviço relacionado com o armazenamento e disponibilização do website pela internet. Para que todos possam acessar seu site é necessário que ele esteja disponível 24h por dia. No geral, os planos de hospedagem de site oferecem outros serviços associados como, por exemplo, e-mail personalizado com domínio, relatórios, dentre outros.

Assim, nem todos os servidores que oferecem hospedagem para sites são iguais: além de diferenças em relação ao hardware, há diferenças relacionadas com o grau de segurança.

Tipos de Hospedagem: características e vantagens

Depois de entendermos o que é hospedagem e qual a importância dela para o site, vamos explicar as características das 3 (três) hospedagens mais comuns: hospedagem compartilhada, servidor privado virtual (VPS) e hospedagem dedicada.

Hospedagem Compartilhada

Hospedagem Compartilhada é o serviço mais comum e, como remete o próprio nome, é quando um servidor é compartilhado entre diversos clientes diferentes. Devido a essa característica, no geral os planos costumam ter valores bem mais acessíveis. Além disso, os níveis de segurança costumam ser menores. Este tipo de solução é a mais adequada para sites menores, pois exige um investimento menor e pouco conhecimento técnico.

Servidores Privados Virtuais (VPS)

Os VPS oferecem um servidor virtual exclusivo para cada cliente. Na prática, o servidor dedicado (físico) é o mesmo. Porém, através de softwares, são disponibilizados vários servidores virtuais individualizados. Por ser um servidor virtual individual, permite ao cliente inúmeras personalizações, tornando muito mais flexível. Algumas outras vantagens dos VPS:

  • Desempenho superior: por ter maior capacidade de processador e memória, o site terá um desempenho diferenciado, permitindo uma quantidade maior de acessos.
  • Escalabilidade: muitas empresas oferecem a possibilidade de migração de maneira praticamente automática para situações nas quais o site recebe, de maneira inesperada, um número muito alto de acessos.

Hospedagem Dedicada

A Hospedagem Dedicada é quando a empresa terá um servidor exclusivo para seu site. Ou seja, o servidor fica totalmente dedicado ao respectivo website e isso traz inúmeros benefícios, tais como:

  • Personalização: devido ao seu uso ser exclusivo para uma única conta, é possível personalizar o servidor para atender as demandas do cliente.
  • Alto desempenho: por ser individual, não é necessário compartilhar recursos com outras contas gerando, dessa forma, um desempenho superior.
  • Segurança: pela sua flexibilidade, possibilita configurações e monitoramentos personalizados, tornando o servidor menos vulnerável a ataques.

Devido a essas características, este tipo de servidor acaba sendo mais comum para grandes empresas que têm um site ou um e-commerce com um grande número de acessos, pois é extremamente oneroso ter tanta exclusividade. Além disso, fica sob a responsabilidade do ciente gerenciar seu próprio servidor, o que exige um conhecimento técnico prévio e um profissional qualificado.


Independente de qual tipo de hospedagem atende melhor as características do seu site, é fundamental ter parceiros com expertise desde o momento do planejamento. Colocar sua empresa no universo digital não é, meramente, criar um site: é ter uma gestão atualizada e eficiente para gerar resultados tangíveis e duradouros. E é esse o propósito da Ubiqui: através da inovação, cria soluções customizadas para agregar valor ao negócio dos seus parceiros. Quer saber mais? Entre em contato conosco.