Grande parte das empresas de e-commerce que trabalham com B2C (business to consumer) anseiam pela época de Natal, pois ela representa um aumento substancial nas vendas.

Para se ter ideia de alguns destes números, a Pesquisa Ebit/Nielson 2018 trouxe um retrato sobre o Natal de 2018 para o e-commerce, com os seguintes principais achados:

  • Faturamento total de R$ 9,9 bilhões.
  • Crescimento de 13,5% em comparação com 2017.
  • Expansão de 5,2% no número de pedidos em relação ao ano anterior.
  • Ticket médio de R$ 493,00.

Ainda em relação a essa pesquisa, foram ranqueadas as categorias com o maior volume de vendas:

  • 14,4% eletrodomésticos.
  • 10,4% perfumaria e cosméticos.
  • 10,1% moda e acessórios.
  • 9,8% casa e decoração.
  • 7,6% telefonia e celulares.

Ou seja, percebe-se que este período que se inicia na Black Friday e culmina com o Natal é muito relevante para as empresas e, em especial, as vendas através do e-commerce. A cada ano, esta modalidade adquire maior relevância. Por isso, vamos dar algumas dicas de como aproveitar esta fase e potencializar as suas vendas.

Prepare promoções

É importante pensar neste período e criar promoções específicas e reais como, por exemplo, descontos cumulativos para a compra de uma determinada quantidade de produtos ou acima de valor X. Além disso, para fazer girar o estoque, ofereça descontos que não comprometam seu fluxo de caixa. Além disso, com os famosos “Amigos Secretos” é interessante focar em produtos com ampla aceitação.

Planeje seu estoque e sua logística

Com a possibilidade do aumento do volume de vendas, é fundamental que sua empresa esteja preparada e faça um bom planejamento, para evitar a frustração que o consumidor sente ao navegar por um e-commerce com a maior parte das opções “Em falta”. Além disso, como grande parte dos consumidores deixam para realizar as suas compras em cima da hora, é importante estar pronto para eventuais picos de compras e, com isso, tempos curtos para os pedidos serem despachados. Também é interessante lembrar a questão do frete: verifique a possibilidade de criar ações para oferecer o frete gratuito a partir de X reais em compras.

Cuide do seu atendimento

O consumidor tem expectativa de um atendimento extremamente ágil, mesmo quando se trata de e-commerce. Por isso, é necessário que haja vários canais diferentes para comunicação, seja através de chat, do Direct do Instagram ou do Facebook ou do WhatsApp. É necessário que a equipe de atendimento esteja capacitada para realizar atendimentos rápidos. Também é fundamental planejar a política de troca da empresa, sempre respeitando o Código de Defesa do Consumidor.

Trabalhe as suas redes sociais

É difícil pensar em estratégias relacionadas com o aumento de vendas do e-commerce que não estejam alinhadas com as redes sociais, como o Facebook e o Instagram. Além de servirem como canal de divulgação das suas ações, elas servem para estreitar o relacionamento com os seus clientes. Porém, lembre-se que é fundamental integrar publicações de divulgações de promoções e ações comerciais com conteúdos relevantes para seu público. Por exemplo, se é um e-commerce de moda, uma sugestão é criar conteúdos no perfil do Instagram sobre “o que usar” na noite de Natal ou dicas de como escolher um presente para o Amigo Secreto. Além disso, com o recurso Story, é possível fazer inúmeras publicações voltadas para produtos, preços, promoções, dentre outras.

Ter apenas um e-commerce e não definir ações específicas para as Datas Comemorativas, como o caso do Natal, é subutilizar a plataforma e suas potencialidades. Para potencializar os resultados, é necessário contar com parcerias sólidas, que tenham expertise no desenvolvimento de soluções customizadas. E é isso que a Ubiqui faz: através da inovação, cria soluções para agregar valor ao seu negócio. Quer saber mais? Entre em contato conosco.