Entenda a importância do Inbound Marketing e como usá-lo de maneira eficiente para potencializar os negócios da sua empresa. 

Com a intensificação da digitalização da economia, repensar formas tradicionais de Marketing é fundamental para conquistar os novos consumidores do século XXI. Para entender sobre a conectividade do brasileiro, a Pesquisa TIC Domicílios 2018 (publicada no segundo semestre de 2019) analisou o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação dentro dos domicílios brasileiros e trouxe alguns insights:

  • 70% da população brasileira usa a internet.
  • 67% dos domicílios têm acesso à internet.
  • 60% das pessoas pesquisam os preços online.
  • 56% das pessoas acessam a web apenas pelo celular.

Assim, percebe-se que o brasileiro, no geral, está mais conectado e é necessário que as empresas estejam presentes onde seu consumidor está, independentemente da empresa ter ou não e-commerce. Por isso, pensar em ações para ter uma presença digital relevante dentro de uma estratégia de Marketing Digital é fundamental.

Marketing Digital e Inbound Marketing: o que eu preciso saber?

O Marketing Digital envolve atividades executadas no ambiente online para divulgar e comercializar produtos ou serviços, através da atração de novos negócios, criação de relacionamentos ou fortalecimento da marca. E, dentro desta linha, surgiu o conceito de Inbound Marketing.

O Inbound Marketing também é conhecido como Marketing de Atração. Ele é o conjunto de estratégias que tem como objetivo atrair e fidelizar clientes. Através das suas ações, os potenciais clientes são atraídos até a empresa. Pode-se resumir suas bases em três pilares: Marketing de Conteúdo, SEO e Redes Sociais.

  • Marketing de Conteúdo: é o desenvolvimento de conteúdo relevante e com qualidade. Através dele a empresa torna-se autoridade e referência dentro do segmento de atuação.
  • SEO (Search Engine Optimization): envolve diversas ações com o objetivo de otimizar o ranqueamento em sites de busca, como o Google, por exemplo. Aqui listamos algumas dicas de como utilizar o SEO de maneira eficiente.
  • Redes Sociais: é um canal essencial para se aproximar dos potenciais clientes, lembrando que cada rede social tem sua peculiaridade, como o Facebook e o Instagram.

Benefícios do Inbound Marketing

Como foi visto, o Inbound Marketing usa como estratégia desenvolver ações para que a empresa (ou a marca) torne-se atrativa para o potencial cliente, ou seja, desta forma é esse potencial cliente que se aproxima (“vai atrás”) da empresa. Difere do marketing tradicional que usa como base em prospecção ativa para buscar clientes.

Utilizar o Marketing de Atração traz inúmeros benefícios para sua empresa, tais como:

  • Direcionamento para o público certo: as ações de Inbound Marketing permitem tanto o alcance a um público maior (quantidade), se esse for o objetivo, assim como um público mais segmentado.
  • Aumento do relacionamento com o cliente: é possível estreitar as relações com o cliente, através da interação constante com seu público.
  • Diminuição dos custos: no geral, as estratégias de Inbound Marketing são mais baratas que as estratégias do marketing tradicional diminuindo, assim, o custo de aquisição por cliente (CAC).
  • Acompanhamento de resultados: é fundamental acompanhar e analisar as métricas para entender se determinada ação está atingindo o objetivo traçado.
  • Fortalecimento da marca: o Inbound Marketing permite, no final das contas, que a empresa se torne referência no segmento, com conteúdo de autoridade. Desta forma, atraindo potenciais clientes através das suas mensagens.

Implantando o Inbound Marketing na minha empresa

Você entendeu que mesmo que os fluxos comerciais da sua empresa sejam todos offline, estar presente no ambiente online é fundamental para o sucesso do seu negócio.

O primeiro passo é definir uma estratégia de Inbound Marketing alinhada com os objetivos da empresa. Em um segundo momento, é necessário trabalhar a presença online da organização, especificamente o site, transformando-o numa experiência para o potencial cliente. Além disso, analisar se o perfil do seu negócio permite que se crie um e-commerce.

É importante, para cada uma destas etapas, contar com uma parceria sólida, com expertise no desenvolvimento de soluções customizadas. E é isso que a Ubiqui faz: através da inovação, cria soluções para agregar valor ao seu negócio. Quer saber mais? Entre em contato conosco.