Entenda a importância de manter o site da sua empresa atualizado para conquistar resultados no curto prazo.

Nos últimos posts, temos discutido a importância de ter uma presença online e os principais cuidados que você precisa ter ao criar o seu site. Sempre estamos reforçando esses pontos porque vemos muitas empresas fazerem investimentos consideráveis, sejam financeiros ou de tempo, para criarem sites e percebemos que não há um planejamento na base. Ou seja, utilizam a criação de site como meta ou objetivo, e não como um instrumento dentro de uma estratégia mais ampla. Hoje vamos falar sobre a importância de manter o site da empresa sempre atualizado.

Será que ter um site é mesmo importante para minha empresa?

Para não ter rodeios, a resposta é sim: se sua empresa não tiver uma presença online, indiferente do segmento em que ela atua, certamente ela está ultrapassada.

Pesquisa recente revelou que 97% dos brasileiros que utilizam a internet realizam pesquisas online antes de irem comprar em lojas físicas. Ou seja, mesmo que sua empresa seja apenas física, marcar presença online de maneira estratégica irá se refletir nas suas receitas. Outros insights da Pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) de 2019:

  • Os aplicativos das lojas têm conquistado espaço: 61% dos entrevistados compraram por meio de apps.
  • Aplicativos de redes sociais, como WhatsApp (18%) e Instagram (14%), foram utilizados pelos consumidores que fizeram compras pela internet.

Ou seja, o comportamento do consumidor tem mudado e é importante que as empresas façam a integração entre o online e offline.

A importância de manter o site da empresa atualizado

O momento do desenvolvimento do site da empresa é bastante crítico e é necessário levar inúmeros pontos em consideração, como a sua otimização. Porém, após a sua finalização, é fundamental que ele seja constantemente atualizado. Quais são as vantagens de ter um site atualizado?

Credibilidade

Como vimos, grande parte dos consumidores têm o hábito de fazerem pesquisas online antes de comprar, mesmo que o objetivo seja consumidor em uma empresa física. Ao se deparar com o site ou blog da sua empresa desatualizado, certamente passará uma impressão de abandono e descuido. Já aquelas empresas que mantêm seu site atualizado, seja com informações atuais ou posts recentes, certamente seus potenciais clientes terão a sensação de sucesso: que sua empresa está ativa e transmitirá confiança e credibilidade.

Autoridade

É fundamental para uma empresa transmitir autoridade, seja para seus clientes, seja para o mercado em geral. Atualizando constantemente o blog da empresa, com conteúdo relevante, certamente transmitirá competência e expertise acerca do core business da empresa.

Conquista de novos clientes

Conhecer e investir no potencial da internet pode trazer um aumento da carteira de clientes para uma empresa. Ter presença online, de maneira eficiente e estratégica, vai se refletir no desempenho da empresa. Com um site atualizado, há maiores chances da organização ser descoberta por novos consumidores.

Otimização

Um dos critérios para ter um melhor posicionamento em sites de busca, como o Google, é a atualização do site ou do blog com informações relevantes, para melhorar a experiência do usuário. Pelo contrário, ter um site desatualizado faz com que haja o comprometimento do seu ranqueamento.

Recuperação do investimento

Apesar de, atualmente, existirem inúmeras plataformas que facilitam a criação de sites por pessoas que não sejam da área, vimos que é importante ter uma empresa com expertise para o desenvolvimento de um site que trará, de fato, resultados tangíveis para a organização. Não faz sentido realizar este investimento inicial para, em poucos meses, seu site estar desatualizado. É aquela célebre frase “nadar e nadar para morrer na praia”. A fase mais complexa, que é o desenvolvimento, já ficou para trás. Agora, é indispensável realizar esforços pontuais e constantes de atualização para garantir a eficácia da estratégia.

Como começar?

O planejamento é fundamental, desde o momento da criação do site. Entender que esta presença online é uma ferramenta para fortalecer a marca e conquistar novos clientes é importante para não transformar o site em um cartão de visitas online e estático. Além disso, criar parcerias com empresas especializadas no desenvolvimento e atualização constante de sites trará resultados substanciais para a organização ainda no curto prazo.