Entenda como otimizar seu site e ficar bem ranqueado no Google com 5 dicas de SEO.

Nos últimos anos, as empresas têm investido muito em presença online. Investir no mundo virtual deixou de ser estratégia apenas de empresas focadas neste ambiente e passou a ser um caminho trilhado por todas as organizações.

Porém, agora há novos desafios: além da presença online, é fundamental aparecer bem ranqueado no Google. E aí que as técnicas de SEO se tornam relevantes. Mas, afinal, o que é SEO?

Entendendo o que é SEO

A sigla SEO significa Search Engine Optimization, ou seja, otimização para os mecanismos de buscas. No Brasil, SEO também pode ser resumido em “otimização de sites”. Quando está técnica é aplicada à programação de um site, isso facilita que ele fique bem posicionado no Google, por exemplo, de maneira orgânica, ou seja, natural e gratuita.

Principais vantagens do SEO para sites

Utilizar técnicas de SEO para sites irá trazer inúmeros benefícios, tais como:

  • Tráfego: a partir do momento em que seu site aparece nas primeiras páginas do motor de busca, maior a chance das pessoas acessá-lo.
  • Reputação: aparecer bem posicionado também é um sinal de que a empresa está bem conceituada. No geral, as pessoas tendem a confiar mais para adquirir um produto ou serviço naquelas empresas que aparecem nas primeiras posições no Google. Assim, esta questão de ranking influencia na percepção de autoridade.
  • Vendas: quanto maior o fluxo de visitas, caso o site esteja configurado dentro de uma estratégia maior de Marketing e Vendas, maior a chance de conversão em vendas efetivas.
  • Custos reduzidos: criar ou ter um site otimizado é muito mais barato do que, constantemente, realizar anúncios no Google, por exemplo. Com a otimização, seu site irá aparecer, organicamente, nas primeiras páginas de busca.

SEO: dicas práticas para otimização de site

Agora que já entendemos quais são as principais vantagens da utilização das técnicas de SEO para otimização de site, vamos dar 5 dicas para você aplicar na prática.

#Dica 1: palavra-chave

As palavras-chave, ou keywords, são peças fundamentais de SEO. Ela corresponde ao termo, a expressão ou determinada frase que o usuário digita no momento de busca no Google. Planejando e definindo bem as palavras-chave no seu site, aumenta a chance da respectiva página ser filtrada pelos algoritmos e, com isso, ficar melhor posicionada nas buscas, de maneira orgânica (natural, sem anúncio).

#Dica 2: conteúdo de qualidade

Além das informações sobre a empresa e os produtos ou serviços, é fundamental que no site tenha conteúdo relevante relacionado ao core business da organização. Esse conteúdo precisa ter qualidade, ser relevante para o leitor e também precisa ser otimizado. Uma outra dica é desenvolver conteúdos inéditos.

 #Dica 3: URL amigáveis

Um outro ponto fundamental para trabalhar quando se fala de técnicas de SEO é o endereço das URL das páginas do site, que devem conter palavras e/ou frases relacionadas com as keywords.

#Dica 4: monitorar as métricas

Há inúmeras métricas diferentes para serem acompanhadas em relação ao SEO: umas mais simples e outras mais técnicas. A definição de quais métricas são mais importantes vai variar de acordo com o negócio da empresa e seus objetivos em relação à estratégia do site. Porém, três que são interessantes considerar:

  • Retenção de tráfego: analisa q qualidade de tráfego do seu site (que é diferente da quantidade). Para isso, uma ferramenta gratuita pode ser o Google Analytics.
  • Qualidade de backlink: é a mensuração de quanto seu site (e o conteúdo) é considerado como autoridade, ou seja, é citado por outros sites.
  • Taxa de conversão: de acordo com os objetivos traçados, avalie o nível de desempenho da sua conversão.

#Dica 5: tenha paciência

É importante ter consciência de que os resultados gerados pelo SEO aparecem no médio prazo. Ou seja, eles não aparecem instantaneamente. É necessário ter paciência.

Com a digitalização da economia, a concorrência online é altíssima. Já não basta estar presente na internet: é necessário ter uma estratégia diferenciada para conseguir se destacar diante de tantas empresas. Neste sentido, as técnicas de SEO podem apoiar a organização a ter maior evidência. Assim, através de um bom planejamento e parceria com empresas especializadas em otimização de sites é possível obter resultados relevantes para o negócio.