Descubra quais são os principais cuidados que você precisa ter ao criar o seu site, desde questões de segurança, técnicas e profissionais.

Ao longo de vários posts, temos destacado a importância da presença online das empresas. Dentro desta presença online, ter um site torna-se fundamental.

Hoje vamos entender quais são os principais cuidados que você precisa ter para criar seu site.

Contratar um profissional

Apesar de várias plataformas oferecerem inúmeros recursos para a criação gratuita de um site, elas acabam oferecendo opções bastante limitadas e pouco flexíveis. Para ter uma presença online profissional e diferenciada, é necessário fazer parcerias com profissionais ou empresas especializadas, pois eles conhecem as melhores soluções e podem direcioná-las para as reais necessidades do negócio. Além disso, eles oferecem suporte para a resolução de problemas, o que acaba sendo primordial em várias fases da implantação do site.

Registrar o domínio

Algumas empresas descuidam da sua imagem quando o assunto é a presença online.  Elas não registram o domínio, apesar de ser um procedimento simples e acessível. Outro exemplo é em relação ao e-mail: muitas vezes têm um e-mail com domínio próprio. Porém, por comodidade, preferem usar um e-mail mais antigo, por exemplo, @hotmail.com ou @gmail.com. Essas atitudes acabam fragilizando a imagem da marca e transmitem uma ideia de amadorismo para os potenciais clientes.

Hospedagem

A escolha da hospedagem é fundamental para a criação de um site de sucesso. Principais motivos:

  • Estabilidade do seu site: é importante pesquisar sobre as diferentes formas de hospedagem e quais os suportes oferecidos por cada uma delas. A estabilidade durante o acesso do seu site é algo importante para uma boa experiência do usuário.
  • Segurança: como já abordado anteriormente, a questão de segurança é fundamental. Verifique quais são os procedimentos de segurança oferecidos pelo serviço de hospedagem, como backups.
  • Escalabilidade: verificar se o serviço de hospedagem é compatível com o eventual crescimento do seu site. Afinal, tem que se pensar grande, não é mesmo?!

Certificado SSL

O SSL (Secure Socket Layer) é um protocolo padrão de segurança para um site. Através deste certificado, o ambiente virtual fica mais seguro para o usuário, facilitando que ele realize transações, como a compra através de um e-commerce.

Cuidados com sua senha de acesso

Outro item relacionado com segurança é a questão da senha de acesso. É importante a criação de uma senha forte, para evitar que invasores a descubram com facilidade. Além disso, outra dica importante é criar uma senha única e exclusiva para este fim.

Direitos de imagem e texto

A internet, especialmente o Google, facilitou a busca de imagens e de texto. Através de poucos cliques, é possível encontrar fotos e conteúdo sobre tudo: comida, paisagens, aparelhos, moda, dentre outros. Porém, com esta facilidade veio também o mau uso.

Para utilizar uma imagem ou um texto que você encontrou na internet, você precisa da autorização do respectivo autor, salvo aqueles que estão no domínio público. Exemplo: se você quer fazer um site do seu restaurante, você não pode buscar fotos aleatórias de pratos no Google para ilustrar. Por isso, é importante sempre verificar a licença da fotografia ou do conteúdo, para não ser acionado através da justiça.

Atualização constante

Já abordamos em outro post que a função do site não é se tornar um cartão de visitas mais tecnológico na internet. Para isso, é necessário a alimentação constante do site, com informações relevantes para seu público, assim como atualização das informações da empresa. A criação de um blog pode ser uma excelente estratégia, pois através dele é possível alimentar com conteúdos interessantes para seus potenciais clientes, tornando-o uma fonte de informação, gerando autoridade para sua empresa.

Você viu que há alguns pontos para se ter em atenção antes de criar um site para seu negócio. Para que ele seja realmente diferenciado e traga os resultados esperados, é necessário planejamento, pesquisa, além de tomar alguns cuidados.

Gostou do conteúdo? No próximo post vamos falar sobre SEO. Até lá!