No último post falamos sobre a utilização do Zoom Cloud Meetings. Hoje vamos entender como utilizar o Wix para criar uma presença online para sua empresa.

O mundo Wix

O Wix impressiona pelos números: está presente em mais de 190 (cento e noventa) países e conta com mais de 150 (cento e cinquenta) milhões de usuários. Ele oferece uma plataforma gratuita para criar uma presença online dos usuários. Na prática, esta plataforma oferece a criação de site e várias funcionalidades.

  • Ascend: oferece uma solução de negócios de conexão com os clientes e otimização do fluxo de trabalho.
  • Wix Stores: oferece venda de produtos e recebimento de pagamentos online. Ou seja, uma loja virtual.
  • Logo Maker: criação de logomarca.

Há, ainda, muitas ferramentas, desde criação e edição de vídeos, sistema de reserva de hotéis, dentre inúmeras outras.

Criação de site

A plataforma para criação de site é extremamente intuitiva e com excelente usabilidade, mesmo para uma pessoa com pouca experiência. Há a opção de responder algumas perguntas e, com base nas suas respostas, o Wix apresenta várias opções de templates, todas bem profissionais e com um design bonito. Obviamente que para ter acesso a maiores potencialidades, é necessário aderir a determinados pacotes pagos. Por exemplo, domínio customizado do seu site: para ter o famoso www.nomedasuaempresa.com.br, o investimento é a partir de R$ 114,00 ao ano.

Porém, é importante destacar um ponto muito importante: em termos de posicionamento no Google, o Wix é muito insuficiente. Além disso, na versão gratuita, não há suporte.

Afinal, vale à pena?

Em outro post, falamos sobre como colocar sua empresa na internet. Foi enfatizado que o site não pode ser um cartão de visitas estático: ele precisa ser responsivo, atualizado, interativo e funcional. Neste sentido, a plataforma Wix apresenta ferramentas, mesmo que exclusivas dos planos pagos, que possibilitam atingir estes objetivos. A questão é se a pessoa responsável tem conhecimento suficiente para usufruir de todas as potencialidades oferecidas. Por isso, para responder a esta pergunta, é necessário resgatar algo já tratado: a importância do Planejamento Estratégico e como a criação do site se encaixa nele.

Gostou do conteúdo? No próximo post vamos continuar falando sobre criação de sites, mas agora utilizando o WordPress. Até lá!