No último post falamos sobre as potencialidades do LinkedIn. Hoje vamos entender como utilizar o WhatsApp para alavancar o seu negócio.

WhatsApp Business

Em janeiro de 2018 foi lançado o WhatsApp Business, a versão do aplicativo para empresas.

Os principais diferenciais em relação à versão tradicional é a possibilidade de criação de um perfil com o endereço da empresa, área de atuação, descrição do negócio, horários de atendimento, dentre outras informações. É possível associar esta versão a um número tanto de celular quanto fixo. Além disso, há a Ferramentas de Mensagem, que possibilita a criação de mensagens automáticas de ausência, saudação e atalho para mensagens rápidas (que são utilizadas com maior frequência). Uma outra utilidade é a possibilidade de criação de Link curto para o WhatsApp: através deste link é possível, por exemplo, inserir no perfil do Instagram e, através de um clique, seu cliente é direcionado automaticamente para uma conversa.

Esta versão também permite a criação de etiquetas para classificação dos contatos como, por exemplo, a utilização de categorias para as conversas de acordo com o status do negócio, seja um novo cliente, novo pedido, pago, dentre outros.

WhatsApp Web

Da mesma forma que o aplicativo tradicional, é possível utilizar a versão para negócios pelo computador. Assim, a sua utilização pode ficar mais ágil, evitando que toda hora o responsável fique mexendo no celular. Também, no geral, torna-se mais rápido teclar pelo computador do que pela tela de um celular.

Que tipo de negócios pode se beneficiar deste aplicativo?

Na verdade, qualquer um. As micro e pequenas empresas perceberam, logo no início, o poder de alcance do WhatsApp e incorporaram institivamente esta ferramenta no seu relacionamento com o cliente. Porém, tudo era feito de maneira muito amadora, confundindo a conta pessoal com a profissional. Com a ampliação e profissionalização da sua utilização, empresas de inúmeros tamanhos e segmentos inseriram o aplicativo dentro da sua estratégia de Marketing. Aqui, seguem algumas sugestões de utilização:

  • Divulgação de promoções;
  • Recebimento de dúvidas e esclarecimentos;
  • Monitoramento de entregas;
  • Marcação e confirmação de agendamentos;
  • Divulgação de novos produtos, coleções e serviços;
  • Realização de contatos.

Gostou do conteúdo? No próximo post vamos explicar como utilizar o Skype na sua empresa. Até lá!