No último post falamos sobre as potencialidades do Facebook. Hoje vamos entender como utilizar o Instagram para alavancar o seu negócio.

Instagram

Da mesma forma que o Facebook teve seu início de maneira despretensiosa em relação aos negócios, o Instagram também era uma rede social com objetivos menos ambiciosos nesta vertente. Porém, devido à sua força e seu alcance, começou a agregar outros objetivos também comerciais.

Instagram para Negócios e Instagram Insights

Assim foi lançado, em 2016, o Instagram para Negócios ou Instagram for Business. É uma modalidade de conta gratuita direcionada para empresas e que possui um conjunto de ferramentas, como métricas e possibilidade de criação de anúncios. O Instagram Insights disponibiliza dados mais detalhados que uma conta comum do Instagram possui (curtidas, visualizações e comentários) como, por exemplo, gênero do público, faixa etária, alcance, visualizações de perfil, engajamento de publicações, dentre outros. Com tais informações, é possível definir estratégias baseando-se nos conteúdos que tiveram uma melhor performance e no perfil dos seus seguidores.

Outra excelente funcionalidade do Instagram Insights é poder saber em quais dias e horários o público que você deseja alcançar está mais ativo. Assim, a empresa consegue definir qual o melhor horário para postar no Instagram para ter melhor desempenho.

Call-to-action (CTA)

Já o call-to-action (CTA) tem como objetivo incentivar seu seguidor a realizar alguma ação. O CTA precisa fazer parte da estratégia do Marketing Digital da empresa, para que ele tenha o resultado esperado. Um exemplo é a possibilidade de link na Biografia do Instagram que direciona, automaticamente, para o WhatsApp da empresa. Se este canal de comunicação não for eficiente, certamente trará frustração para o potencial cliente e, desta forma, fracassando com a estratégia da empresa.

Há também a função Promote, que permite que você transforme publicações em anúncios no Instagram, sendo direcionado para determinado público.

Gostou do conteúdo? No próximo post vamos explicar como utilizar o LinkedIn para alavancar seus negócios. Até lá!