No último post falamos sobre as potencialidades do Google Meu Negócio. Hoje vamos entender como utilizar o Facebook para alavancar o seu negócio.

Facebook

O Facebook, quando foi criado, tinha o objetivo de ser uma plataforma de interação social. Com sua expansão global, suas potencialidades ficaram muito evidentes e a sua ampliação para objetivos também comerciais acabou sendo uma evolução natural.

Um dos pontos iniciais para se ter em atenção é que um perfil é diferente de uma fanpage. Uma fanpage é uma página criada com o objetivo de ser um canal de comunicação com seu público dentro do Facebook. Ou seja, diferente do perfil, onde há uma solicitação de amizade (que pode ser aceita ou não), na fanpage o usuário escolhe seguir a página para ficar por dentro das novidades de uma determinada empresa, por exemplo. E está aí o grande atrativo desta rede para os negócios: através da criação de conteúdo relevante é possível atrair novos seguidores que, naturalmente, podem se tornar futuros clientes. Ou seja, o foco é transformar sua fanpage em um canal de comunicação da sua empresa.

Gerenciador de Negócios do Facebook

Além disso, há o Gerenciador de Negócios do Facebook. Como o próprio nome já revela, é um instrumento gratuito para gestão da fanpage que disponibiliza, além de inúmeras métricas sobre sua audiência (e, com isso, é possível definir ações mais direcionadas para o perfil do seu público), acesso às ferramentas Audience Insight, Gerenciador de Anúncios, Pixel, dentre outras. Aqui, vale à pena entender um pouco mais sobre duas destas ferramentas:

  • Audience Insight: oferece insights agregadas sobre dois grupos: pessoas conectadas à fanpage e pessoas no Facebook. Assim é possível criar conteúdo que repercuta e encontre facilmente mais pessoas como as do seu público atual.
  • Pixel do Facebook:  é uma ferramenta de análise que permite entender as ações que as pessoas realizam no seu site (para utilizar este recurso, sua empresa precisa ter um site) para mensurar a eficácia do seu anúncio. Assim, ele possibilita monitorar as conversões do seu site e criar públicos para as campanhas de anúncios no Facebook.

Outra funcionalidade do Gerenciador é a possibilidade de integrar outras pessoas do time para acessá-lo. É importante lembrar que, com a compra do Instagram pelo Facebook, esse gerenciador possibilita administrar campanhas de anúncios nas duas plataformas.

Gostou do conteúdo? No próximo post vamos explicar como utilizar o Instagram para alavancar seus negócios. Até lá!