A maior parte das empresas já percebeu que a fidelização de clientes deve ser um dos principais objetivos atualmente.

As pesquisas mostram que fidelizar um cliente é mais fácil e barato do que conquistar um novo cliente. Além disso, clientes fidelizados são como garotos propagandas.

Porém pesar de ser mais fácil, a fidelização de clientes é algo que deve ser bem consolidada e organizada. A fidelização de clientes é um processo que precisa ser construído aos poucos e com muito planejamento.

Os clientes não se fidelizam a uma marca por qualquer motivo. Clientes se fidelizam a marcas quando realmente elas trazem vantagens para eles.

Diferente do que muitos pensam as vantagens que o cliente quer não são brindes, nem descontos. Os clientes querem sentir que possuem uma relação com a empresa. Eles se fidelizam as empresas que possuem qualidade, bom atendimento e que atendem as suas necessidades.

Quando os clientes se fidelizam a uma empresa de acordo com as pesquisas esse cliente passa a consumir em média 20% a mais do que antes de se fidelizar, então por mais que a empresa tenha gastos tanto com a manutenção do sistema de fidelização quanto com a própria operacionalização, mesmo assim ela ainda terá lucros maiores do que antes de criar seu sistema.

Quando um sistema de fidelização funciona objetivando o cliente os resultados alcançados são muito satisfatórios. A maior parte dos clientes fidelizados diz que está satisfeito ou muito satisfeito com o programa de fidelização e que por conta disso pensa até em se fidelizar à outras empresas.

Pensando nisso muitas empresas estão se tornando parceiras em programas de fidelização e dizem estarem satisfeitas com os primeiros resultados que estão recebendo.

As vantagens da fidelização de clientes são muitas e se a sua empresa ainda não usufrui delas pode estar perdendo uma ótima oportunidade.

Fonte: Blog de Negócios