Neste artigo vamos abordar o tema da Fidelização de clientes e as suas vantagens. Quantas vezes já ouviu este termo e não soube ao certo o que significa?

A fidelização de clientes é algo que pode ajudar a sua empresa a melhorar os resultados e a crescer, independentemente do seu negócio e dimensão.

Fidelizar clientes consiste em mostrar aos mesmos a sua importância para a empresa, ao mesmo tempo que lhes oferece alguma vantagem, ou seja, cria um valor acima do produto ou serviço, para que sempre que o seu cliente necessite ou tenha de indicar a alguém este tipo de serviço ou produto, se lembre primeiro da sua empresa e não da concorrência.

Por exemplo, quando está com muita sede e decide tomar um refrigerante, qual o nome que lhe vem à cabeça? Provavelmente Coca-Cola. Isso porque a marca Coca-Cola conseguiu fidelizar os seus clientes com muitas campanhas e produtos de qualidade.

Outro exemplo pode ser dado em produtos que não possuem marcas ou então em serviços. Por exemplo, onde vai quando necessita cortar o cabelo? Provavelmente, a um cabeleireiro que sempre o tratou bem e corta o cabelo com qualidade.

Parece simples, não é? Mas será que as empresas atuais fazem isso? Será que se preocupam com a fidelização dos clientes? Infelizmente, não.

Se houvesse esta preocupação com os clientes, não haveriam sites especializados em processos e reclamações de clientes contra as empresas.

Por vezes, tal acontece por falta de conhecimento e, outras vezes, por simples descuido do empresário que não conhece os benefícios e as vantagens de trabalhar com a fidelização de clientes.

Abaixo apresentamos algumas dessas vantagens:

1 – Custos de marketing reduzidos

O marketing tem como objetivo principal deixar os clientes satisfeitos e vender ainda mais. Uma empresa onde a fidelização de clientes é grande e significativa, ou seja, onde a maioria das pessoas que compra algo volta para comprar e indica a um amigo ou familiar, permite que a empresa invista menos esforço na angariação de clientes.

O investimento em marketing será menor, pois a forma de publicidade mais eficiente e gratuita é o “boca a boca” que existe numa empresa que promove a fidelização de clientes.

2 – Poder de negociação com fornecedores

Quando um fornecedor sabe que a sua empresa possui clientes fiéis, as hipóteses do produto dele ser vendido na sua organização e não nos concorrentes é muito maior. Por isso, ele vai facilitar a venda dos produtos e irá permitir que possa negociar melhores preços, quantidades, prazos, etc.

3 – Preços acima do mercado

Quando há fidelização de clientes, os preços não devem ser o fator principal de competitividade. Assim, mesmo que o preço dos seus produtos ou serviços estejam acima da média do mercado, os seus clientes vão continuar a preferir os seus. Desta forma, a margem de lucro pode ser maior ou até mesmo mais estável que a dos demais concorrentes.

4 – Clientes novos indicados por clientes fiéis

Quando os clientes são fiéis, eles irão referenciar os seus produtos ou serviços a outros clientes que, por sua vez, também poderão tornar-se clientes fiéis e indicar a outros, formando um ciclo de fidelização de clientes que só traz benefícios para a empresa. Desta forma, além de ter muitos clientes, consegue angariar mais clientes sem ter de fazer propaganda excessiva do negócio.

Estas são apenas algumas das vantagens, mas utilizando algumas técnicas básicas de fidelização de clientes, irá conhecer muitos outros benefícios em ter clientes fiéis à sua empresa.

Como referiu o célebre consultor de marketing norte-americano Philip Kotler: “conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais que manter um atual”. As empresas realizam grandes esforços na angariação de novos clientes, investindo milhões em estrutura física e em publicidade para captar a atenção, porém, por vezes esquecem-se da importância de construir um relacionamento de longo prazo com o cliente em vez de realizar apenas uma venda.

Fonte: Vexillum